Realizou-se em Tomar, a 28 de Março, Dia Nacional dos Centros Históricos, a 26ª reunião da Rede Museus de Médio Tejo (RMMT), tendo os trabalhos sido realizados no emblemático Moinho da Ordem, situado no Complexo Cultural da Levada. A reunião contou com a presença de técnicos e dirigentes das áreas de museologia e património cultural da maioria dos municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT). Estiveram também presentes outros técnicos oriundos de equipamentos museológicos igualmente localizados no território, mas com diferentes naturezas e tutelas.

A RMMT, constituída em 2018, é uma estrutura informal composta por museus e núcleos museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus, por museus municipais e outras entidades museológicas privadas e do Estado Português. A Rede estende-se, também, a projectos museológicos em constituição com manifesto interesse em acompanhar, participar e cooperar nas actividades da RMMT.

Para além de se ter distinguido por ter sido realizada de forma presencial, esta reunião destacou-se também por formalizar a nova coordenação que, em articulação com todos os membros e a própria CIMT, será orientada por João Pinto Coelho, técnico superior do Município de Tomar, até 2024. A ordem de trabalhos contemplou a preparação do IV Encontro de Museus do Médio Tejo, com realização prevista para o mês de novembro. Contou, igualmente, com a discussão de um conjunto de iniciativas internas e do domínio público, vocacionadas para diferentes sectores profissionais e sociais, que deverão ocorrer durante o ano de 2022.

Os representantes dos diferentes municípios realizaram uma visita técnica ao Complexo Cultural da Levada de Tomar, organizada e dinamizada pela equipa do Gabinete de Museologia e do Património Cultural do Município, que lhes permitiu ficarem a conhecer os projetos dos Núcleos Museológicos da Fundição Tomarense e da Central Elétrica, assim como do projecto criativo “A Moagem – Fábrica das Artes”.

Afirma-se, assim, a aposta regional nas áreas do turismo e da cultura, com a implementação e operacionalização de ações sustentáveis no domínio da museologia e do património cultural, nomeadamente no Município de Tomar, tal como o trabalho em torno da qualificação técnica e científica dos recursos humanos locais e dos projetos em curso.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…