O reitor do Santuário de Fátima manifestou-se hoje convicto de que “a vacinação e os cuidados redobrados” pedidos pelas autoridades de saúde vão permitir, em breve, “uma retoma de atividade que se aproxime da presença habitual de peregrinos” pré-pandemia.

Na abertura do 41.ª Encontro de Guias-Intérpretes promovida pelo Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, depois de reconhecer “os tempos difíceis” atravessados nos dois últimos anos, sublinhou a “esperança no futuro”.

“Ao longo destes dois anos de pandemia, experimentámos novas formas de chegar aos peregrinos, que desejamos manter e potenciar”, disse o reitor, citado na página da Internet do Santuário de Fátima.

Segundo Carlos Cabecinhas, os responsáveis pelo Santuário procuram “novas respostas para as necessidades que a pandemia veio pôr a descoberto: é nesse contexto que deve ser entendida a criação de um centro de escuta – era já uma necessidade sentida, mas que a pandemia veio tornar ainda mais urgente”.

“Configurar o estilo, as propostas pastorais e as estruturas do Santuário como lugar de acolhimento dos peregrinos em situação de fragilidade ou sofrimento, desenvolver dinamismos pastorais que potenciem o Santuário como lugar de experiência de Deus e desenvolver processos de integração e participação dos jovens na vida e na missão do Santuário”, são alguns dos objetivos para o ano pastoral 2021/2022 apresentado hoje aos guias-intérpretes participantes no encontro.

Este encontro voltou hoje ao formato presencial, dois anos depois do último encontro, em 2019.

Na abertura do encontro, o reitor do Santuário de Fátima abordou os quase seis meses sem qualquer movimento, entre 2020 e 2021, e de “três meses com grandes constrangimentos à mobilidade das pessoas, o que as impediu de se deslocarem à Cova da Iria”.

“Ainda assim, o Santuário encerrou 2021 com o registo de 2,4 milhões de peregrinos, mais um milhão do que no primeiro ano da pandemia”, acrescentou o padre Carlos Cabecinhas.

Na ocasião, o reitor indicou, ainda, que em 2021 se registaram 1.036 peregrinações organizadas (601 das quais estrangeiras), mais 500 que em 2020.

Segundo o Santuário, o Encontro de Guias-intérpretes, que se realiza desde 1981, “é uma iniciativa que assume particular relevo na concretização da missão (…) de acolher peregrinos e de contribuir para a preparação de todos os que prestam serviço aos que visitam este lugar da Cova da Iria”.

Leia também...

Banco Alimentar recolhe alimentos para quem mais precisa este fim-de-semana

Os Bancos Alimentares contra a Fome realizam este sábado e domingo mais uma Campanha de Recolha de Alimentos com o objectivo de levar comida…

GNR faz 13 detidos em flagrante delito

O Comando Territorial de Santarém deteve 13 pessoas em flagrante delito entre os dias 31 de Dezembro e 6 de Janeiro, em operações de…

Utentes dizem ser “lamentável” que obras no hospital de Abrantes não avancem por falta de uma assinatura

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) considerou hoje “lamentável” que as obras de requalificação da Urgência do hospital de Abrantes,…

Câmara de Almeirim compra antiga rodoviária para habitação e serviços

A Câmara de Almeirim vai adquirir o edifício da antiga rodoviária do concelho para instalar o arquivo municipal e criar dois apartamentos a custos…