A Falcoaria Real de Salvaterra de Magos recebeu na passada quinta-feira, 02 de Agosto, a visita da Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, da Vice-Reitora, Ausenda de Cáceres Balbino, da Administradora, Cesaltina Frade e da responsável pelo departamento CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades), Fernanda Olival.

A visita decorreu após uma reunião de trabalho com o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, relacionada com os projectos desenvolvidos em parceria pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e a Universidade de Évora.

“Com esta ligação à Universidade, ou seja, a interacção entre o saber fazer (dos falcoeiros) e o saber saber (dos académicos), temos tido sucesso, desde logo com a classificação de Salvaterra de Magos como Capital Nacional da Falcoaria, com a fundamentação técnica para a classificação da Falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial pela Unesco e com a abertura da galeria de exposições e do Centro de Documentação, pois pretendemos que seja reconhecido como um centro especializado em património, caça e falcoaria”, referiu Hélder Manuel Esménio.

PUBLICIDADE

“Acreditamos que os próximos projectos que vamos desenvolver em parceria, ligados ao estudo e à prática da Falcoaria e à candidatura dos bordados típicos de Glória do Ribatejo a Património Cultural Imaterial Nacional, terão também sucesso no futuro”, acrescentou.

A Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas salientou a importância desta relação com a Câmara Municipal: “É sempre bom vermos que as parcerias que temos com o território são produtivas”, referiu, sublinhando que “aqui tem sido feito um trabalho muito bom, estão de parabéns”.

“Queremos continuar este tipo de parcerias porque o objectivo de uma universidade é também fomentar o conhecimento com o apoio dos territórios”, concluiu.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Surto no CRIAL atinge todos os utentes residentes e já provocou um óbito

O Centro de Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) tem um surto activo…

Loja da Cavalinho assaltada no Centro Histórico de Santarém

A loja do Cavalinho foi alvo de um assalto na madrugada desta…