Portugal vai adiantar os relógios uma hora na próxima madrugada para dar início ao horário de verão, indica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Quando for 1h00 de domingo, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios devem ser adiantados 60 minutos, passando para as 2h00.

Na Região Autónoma dos Açores, esta mudança será feita à meia-noite, 00:00, de domingo, passando para a 01:00.

A hora legal volta a mudar a 27 de Outubro, marcando a mudança para o regime de inverno, atrasando os relógios uma hora.

No final de Agosto do ano passado, o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, anunciou que a instituição iria propor formalmente o fim da mudança de hora na União Europeia, depois de um inquérito não vinculativo feito a nível comunitário, segundo o qual mais de 80% dos inquiridos disseram preferir manter sempre o mesmo horário.

Em Outubro, o primeiro-ministro, António Costa, defendeu que Portugal deve manter o actual regime bi-horário e ter uma hora de verão e uma hora de inverno, considerando que “o bom critério e único é o critério da ciência”.

Na terça-feira, o Parlamento Europeu pronunciou-se, em Estrasburgo, França, a favor da proposta de fim da mudança de hora bianual, mas apenas em 2021, e não já este ano, como propunha inicialmente a Comissão Europeia.

Depois de o Parlamento Europeu ter adoptado a sua posição, através da aprovação de um relatório da comissão parlamentar de Transportes com 410 votos a favor, 192 contra e 51 abstenções, falta agora que os Estados-membros cheguem a uma posição comum em sede do Conselho da União Europeia, devendo depois a proposta de directiva (lei comunitária) ser acertada entre estas duas instituições.

Leia também...

CIM do Médio Tejo aprova relatório de 2019 com resultado positivo

A Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo aprovou o seu relatório…

Clientes e Águas do Ribatejo chegam a entendimento sobre facturas de valor excessivo

O grupo de Lesados ou Contribuintes das Águas do Ribatejo reuniu-se no…

Mais de meia centena de bombeiros combateram fogo em aterro na Chamusca

Mais de 50 elementos dos bombeiros combateram um fogo que deflagrou ao…

Homem detido por tentativa de furto em empresa de sucata

Um homem foi detido pela GNR, no dia 4 de Setembro, por…