Imagem Ilustrativa

A Redes Energéticas Nacionais (REN) está a repor equipamentos das linhas de alta-tensão junto ao rio Zêzere, na Batalha (Leiria) e em Rio Maior (Santarém) devido aos danos causados pela tempestade Kristin, que interromperam o serviço.

Em comunicado, a empresa diz estar “a trabalhar em articulação com a E-Redes, a Rede Elétrica de Espanha, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e demais autoridades para a reposição da normalidade do serviço de abastecimento elétrico às populações com a máxima urgência”.

“Os ventos ciclónicos provocaram danos graves numa subestação, na zona do Zêzere, e em linhas nas zonas da Batalha e de Rio Maior, o que obrigou à realização de algumas manobras técnicas. Os trabalhos de reconstrução das infraestruturas danificadas iniciaram-se logo que as condições meteorológicas o permitiram”, lê-se.

A REN indica que a “passagem da depressão Kristin durante a madrugada de hoje teve uma intensidade muito alta, tendo sido registados ventos na ordem dos 200km hora”.

Segundo o texto, “o abastecimento pelas linhas de alta tensão da REN sofreu interrupção muito localizada e, no geral, o serviço de transporte foi mantido”.

“A REN tinha tomado medidas cautelares para assegurar que a passagem da tempestade teria o menor impacto possível para os consumidores de eletricidade e de gás, nomeadamente a ativação de todas as suas equipas operacionais para um estado de prontidão imediata”, garante o comunicado.

A E-REDES admitiu “um pico de cerca de um milhão de clientes afetados”, pelas 06h00 horas e pelas 09h00 estavam cerca de 696 mil clientes sem energia, sendo os principais distritos impactados Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Santarém e Setúbal”.

“A intervenção das equipas operacionais” daquela empresa “foi dificultada pelas condições meteorológicas adversas, havendo agora já condições de mobilidade para a resolução das avarias que se registaram na Alta, Média e Baixa Tensão”, havendo “1.200 operacionais” a trabalhar no terreno.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Golegã celebra Jornadas Europeias do Património

O Município da Golegã associa-se novamente ao Conselho da Europa, à Comissão Europeia e à Direção-Geral do Património Cultural, para a comemoração das Jornadas…

“O nosso potencial não se deve restringir pelas limitações do meio em que crescemos”

Distinguido pela Fundação Calouste Gulbenkian pelo seu envolvimento cívico, o jovem abrantino Tiago Ricardo é um exemplo de dedicação à comunidade e excelência académica.…

VÍDEO | Bar do Miradouro de S. Bento sofre segundo assalto em cinco meses

O Celestial Bar e Café, localizado no miradouro de S. Bento, foi alvo de assalto na madrugada desta terça-feira, 16 de Março, em Santarém.…

Santarém associa-se à campanha de prevenção “Há saltos que podem mudar a tua vida!” da SPPCV

O Município de Santarém associou-se à campanha de prevenção de lesões, durante a época balnear, que a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV)…