O Conselho de Administração da empresa municipal Águas de Santarém aprovou a abertura de procedimento por concurso público para a reabilitação do reservatório de São Bento, localizado na área do Planalto, em Santarém.

Em comunicado, a empresa anuncia que a obra tem um valor base para concurso de 500 mil euros e vai permitir, a par da reabilitação do estado de conservação do interior do reservatório, solucionar as roturas nas condutas adutoras e distribuidoras (em fibrocimento) que impactam, directamente, nas interrupções de serviço, bem como contribuirá, significativamente, para a diminuição das perdas de água.

“O investimento insere-se na aposta na gestão eficiente dos sistemas adutores e de distribuição, redução de perdas de água e preparação do equipamento para núcleo museológico e poder ser visitado por munícipes e turistas”, refere a mesma nota.

O projecto preconiza, em traços gerais, a reabilitação global do interior dos reservatórios, a substituição integral de todos os sistemas hidráulicos, nomeadamente instalação de tubagens em ferro fundido dúctil e aço inox (naquelas em contacto com a água), bem como a remodelação dos circuitos hidráulicos no exterior do reservatório, permitindo uma maior e mais fácil flexibilidade na gestão dos sistemas adutores e de distribuição, e, ainda, a substituição de portas e janelas no seu exterior.

PUBLICIDADE

A empreitada tem um prazo de execução estimado de 300 dias e durante os trabalhos o abastecimento de água continuará a ser garantido através do reservatório de São Bento.

A empreitada prevê ainda a preparação dos pisos intermédios do equipamento para receber o núcleo museológico da água, com exposição de equipamentos e com materiais multimédia para explicação do ciclo urbano da água e demonstração de todos os sistemas de abastecimento de água e tratamento de águas residuais no Concelho.

A fase de apetrechamento da parte pedagógica e turística, que será visitável por escolas e público em geral, nomeadamente como miradouro, foi já sinalizada para apoio com fundos comunitários, e será iniciada após a conclusão da intervenção técnica acima referida.

O sistema de abastecimento de água à cidade de Santarém, em particular à área do Planalto, é assegurado através do Reservatório de São Bento, a qual dispõe de dois reservatórios: um mais antigo, da década de 1930 e um mais recente, da década de 1960, cuja infra-estrutura acusa sinais de degradação.

PUBLICIDADE
Leia também...

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Moinho de Fau e Restaurante no Jardim das Portas do Sol colocados em hasta pública

A Câmara Municipal de Santarém vai realizar um hasta pública, no próximo…