Os resultados do projecto “Sementeira d’Afetos”, desenvolvido pelo Centro Social Paroquial Santa Margarida de Abrã (CSPSMA), foram apresentados ontem, dia 8 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Santarém.
Este projecto, que teve como parceiros a Câmara Municipal de Santarém (CMS) e a União Distrital de Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém, promoveu o envelhecimento activo e feliz, levando os idosos a serem valorizados pela sociedade, usando as suas artes, histórias de vida e saberes, e promovendo, desta forma, a cultura imaterial da região.
Ricardo Gonçalves, Presidente da CMS, começou por dar os parabéns pelo projeto e pelos objetivos atingidos, “é gratificante ver o sucesso deste tipo de iniciativas, que quebram o preconceito do idadismo e que permitem ocupar ativamente os nossos idosos, através dos seus saberes e capacitando-os também para novas aprendizagens”.
Através da implementação de um atelier de costura criativa, esta iniciativa envolveu quinze (15) instituições do Concelho de Santarém e cento e noventa e sete (197) participantes.
Com mais de quinhentos e cinquenta (550) artigos produzidos, o projeto permitiu aumentar os recursos económicos para investimentos em iniciativas para melhorar a qualidade de vida destes idosos.
A “Sementeira d’Afetos” teve também uma vertente ambiental, no sentido em que reutilizou cerca de duzentos e oitenta metros (280 m) de desperdício têxtil e sensibilizou para a utilização de produtos reutilizáveis com impacto ambiental.
O projeto contou também com o apoio financeiro do programa Cidadãos Ativ@s, financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto.