Realizou-se, no passado dia 20 de Junho, no Auditório da Câmara Municipal de Alcanena, mais uma reunião do CLAS – Conselho Local de Acção Social, tendo a mesma sido presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, e contado com a presença do Director do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, Renato Bento.

A iniciar esta reunião o Director do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, Renato Bento, partilhou algumas informações pertinentes, dando conta, nomeadamente, da abertura do período de candidaturas ao PROCOOP 2018 – Programa de Celebração de ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais, que decorre de 18 de Junho a 10 de Julho de 2018. Trata-se de um programa destinado a instituições que desenvolvem respostas sociais através de protocolos de colaboração com a Segurança Social e define valências elegíveis para a candidatura a apoios, sendo o valor global nacional de 13 milhões de euros.

Por sua vez, a Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, deu algumas informações sobre as actividades seniores de 2018, designadamente os Passeios Seniores, a realizar no mês de Julho, e o Almoço Convívio, no dia 8 de Setembro. Fez também referência aos projectos de promoção da natalidade – Cabaz Bebé Feliz e Projecto Infância Feliz -, tendo efectuado uma retrospectiva desde o início dos mesmos e anunciado as datas das próximas entregas. Anunciou, ainda, um novo projecto, que será apresentado na próxima edição do Fórum da Juventude, que tem como objectivo a participação dos jovens em actividades do seu interesse, no âmbito das áreas de actuação da autarquia e que terá início no próximo ano.

Após a aprovação da acta da reunião anterior, a Coordenadora do CLDS3G – Crescer e Desenvolver Alcanena, Andreia Oliveira, efectuou uma apresentação sobre o ponto de situação do projecto, informando também sobre as actividades a realizar até ao final do ano.

PUBLICIDADE

Seguiu-se o ponto de situação da RLIS – Rede Local de Intervenção Social, com apresentação de dados estatísticos relativos ao período entre Dezembro de 2017 e Maio de 2018, incidindo sobre o número de atendimentos, principais problemáticas, acordos e contactos estabelecidos.

Relativamente ao Programa Alimentar POAPMC – Programa Operacional de Apoio Alimentar às Pessoas Mais Carenciadas, foi efectuado o ponto de situação do projecto, pela Coordenadora do RLIS, Paula Costa, Técnica da Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas, entidade gestora do projecto, sendo que existem, actualmente, no concelho de Alcanena, 27 agregados familiares a beneficiar deste programa, num total de 80 pessoas abrangidas pelo mesmo.

Nesta reunião, foi também apresentado o relatório de avaliação do Fórum dos Recursos Sociais, cujas actividades decorreram entre os dias 10 e 14 de Abril de 2018.

Posteriormente, foram abordados temas directamente respeitantes às IPSS’s do concelho, com a participação do Presidente da Direcção da União Distrital das IPSS de Santarém, Eduardo Mourinha.

No ponto “Outros Assuntos”, a Presidente da Câmara Municipal de Alcanena fez referência ao programa “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras”, em implementação no concelho, em todas as freguesias, tendo já decorrido um simulacro, na localidade de Vale Alto, no passado dia 16 de Junho.

A autarca informou também que estão a ser constituídas as Unidade Locais de Protecção Civil, nas freguesias do concelho, tendo já sido criadas quatro destas unidades nas seguintes freguesias: Bugalhos (a primeira, constituída em 2017), Monsanto, Serra de Santo António e Moitas Venda (constituídas em 2018).

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…