Ribatejana sagra-se vice-campeã europeia de eliminação em sub-23

A ribatejana Maria Martins, conhecida também por Tata Martins, conquistou esta terça-feira, 9 de Julho, a medalha de prata nas prova de eliminação para sub-23 do Campeonato da Europa de Pista, que decorre no Velódromo Eddy Merckx, em Gante, Bélgica. 

A jovem corredora da Moçarria, comemorou da melhor forma o 20.º aniversário, fazendo uma prova de eliminação de grande nível, eliminando quinze concorrentes, cedendo apenas para a italiana Letizia Paternoster, que venceu a corrida. No terceiro posto colocou-se a belga Shari Bossuyt. 

“A Maria teve um desempenho de excelência. Partiu do último lugar, o que é sempre uma dificuldade acrescida, mas soube ultrapassar todas as adversidades com uma corrida muito inteligente, dos pontos de vista técnico e táctico. Sabíamos que em confronto directo com a italiana seria difícil, mas a Maria deu tudo até ao risco e ganhou uma medalha com muito mérito, fruto de todo o trabalho e esforço contínuos”, afirma o seleccionador nacional, Gabriel Mendes em declarações à Federação de Ciclismo de Portugal.

Esta é já a quarta medalha de Maria Martins em campeonatos da Europa. Na categoria júnior, a ciclista nacional foi vice-campeã de scratch, em 2016, e de eliminação, em 2017. Já como sub-23, Maria Martins foi terceira classificada na prova de scratch, no ano passado, e hoje arrebatou a medalha de prata em eliminação. 

“Consegui fazer uma corrida estável e isso foi importante para ter forças, no final, para alcançar o objectivo de lutar pelas medalhas. Estou muito feliz com este resultado. Foi um aniversário inesquecível! Para o resto do Europeu, há que manter o foco. Sabemos que o omnium é a disciplina mais importante, porque um bom resultado pode garantir pontos importantes com vista ao apuramento olímpico. Nas restantes provas irei desfrutar e dar o meu melhor”, promete a aniversariante medalhada em declarações à FPC.

Maria “Tata” Martins corre novamente na quarta-feira, 10 de Julho, pelas 17h30, na prova de Scratch Sub-23 Femininas. No dia 12 de Julho é a vez de fazer a Corrida por Pontos Sub-23 Femininas, pelas 16h25. A última prova, na vertente de Omnium, está agendada para dia 13 de Julho, entre as 8h30 e as 19h40, acompanhada por Iuri Leitão.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS