A população da Lezíria do Tejo doou, nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, 58.364 kg de alimentos ao Banco Alimentar Contra a Fome de Santarém. Mais cinco toneladas que em igual período de 2018, onde foram recolhidos 53 toneladas de alimentos.

A recolha dos alimentos foi efectuada por centenas de voluntários e parceiros da Banco Alimentar de Santarém em super e hiper mercados da região. A recolha dos alimentos ainda pode ser feita através do site www.alimentestaideia.pt ou através da aquisição de vales no estabelecimentos comerciais.

A nível nacional, os Bancos Alimentares contra a Fome recolheram um total de 2.130 toneladas de alimentos, em mais de duas mil superfícies comerciais, de 21 regiões do país.

Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos, a partir da próxima semana, a 2.400 instituições de solidariedade social, que os entregam a cerca de 380 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas.

Em Portugal mais de 2,2 milhões de pessoas estão em risco de pobreza ou exclusão social (21,6% da população), de acordo com dados divulgados recentemente pelo INE.

O Banco Alimentar Contra a Fome foi criado em Portugal em 1991 com a missão de lutar contra o desperdício e distribuir apoio alimentar a quem mais precisa, em parceria com instituições de solidariedade e com base no trabalho voluntário.

A nível europeu, existem 290 Bancos Alimentares operacionais em 24 países, que, em 2018, distribuíram mais de 781.000 toneladas de alimentos – equivalentes a 4,3 milhões de refeições diárias, em parceria com 45.700 organizações sociais, beneficiando mais de 9,3 milhões de pessoas.

Leia também...

GNR reforça patrulhamento na Chamusca devido ao aumentos de roubos e assaltos nas zonas agrícolas

A Guarda Nacional Republicana comprometeu-se a reforçar o patrulhamento nas zonas agrícolas e florestais do concelho da Chamusca, depois de um grupo de agricultores…

Hospitais do Médio Tejo com reforço de 60 profissionais de saúde

Os hospitais do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vão ter um reforço de 60 profissionais de saúde para a prestação cuidados de saúde…

Coruchense, Mação e Samora Correia trocam de treinador

Na foto: Tô Pê (Coruchense), Mazo (Mação) e Luís Costa (ex-Samora Correia) Depois da saída de Mário Nelson e entrada de Mário Ruas no…

Incêndio provoca danos em habitação e destrói anexo contiguo

Um incêndio urbano deflagrou na terça-feira, 28 de Maio, numa habitação devoluta na localidade de Casais das Amarelas, em Aveiras de Cima, concelho de…