Ribeira de Perofilho recebe primeira acção de conservação

A primeira acção de conservação na Ribeira de Perofilho, junto à Rua da Fonte em Perofilho, teve lugar na quarta-feira, dia 24, pelas 9h30, numa parceria entre o Município de Santarém e a União de Freguesias da Romeira e Várzea (UFRV).

A iniciativa da Equipa Multidisciplinar de Acção para a Sustentabilidade (EMAS) da CMS, consistiu na realização de trabalhos de manutenção e conservação, através do corte de vegetação infestante, pela substituição por árvores e arbustos autóctones, na reabilitação realizada em Fevereiro, no âmbito da Conferência “Repaginar Rios e Ribeiras”.

Esta intervenção decorreu no âmbito do projecto ambiental Reabilitar Troço-a-Troço (RTT) e contou com a participação de Artur Colaço, Presidente da UFRV, dos trabalhadores da UFRV e de Beatriz Pereira, voluntária que se associou ao evento influenciada pelo movimento de Greta Thunberg, jovem activista sueca que luta contra as alterações climáticas.

O RTT é um projecto de engenharia ambiental que visa a capacitação para a inovação na gestão sustentável da Água, comprometido com a dinâmica de participação activa dos cidadãos como garantia da sustentabilidade do território, protegendo, preservando e conservando o Ambiente, tendo sido reconhecido no ano 2016, pela UM-Cidades da Universidade do Minho, enquanto exemplo de boas práticas ambientais. Desde 2010, o Município tem reabilitado troços de rios e ribeiras, em diversas localidades do Concelho, contado até ao momento com 20 troços reabilitados numa extensão de 3063 metros de linhas de água intervencionadas.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS