A visita do Sporting ao Casa Pia na segunda jornada da I Liga de futebol vai ‘acelerar’ a preparação para acolher os ‘gansos’ em Rio Maior, disse hoje à Lusa o administrador da empresa municipal da cidade.

“Tendo havido o sorteio na quarta-feira e havendo o jogo no dia 20 de agosto, vamos trabalhar para receber o jogo, que é uma certeza, e para corresponder às exigências de iniciar este percurso. É todo um caminho que temos de fazer e que, ao começar logo com um ‘grande’, vai ter de ser feito um bocadinho mais rápido do que estaríamos à espera”, explicou o presidente do Conselho de Administração da Desmor, Miguel Pacheco.

O Casa Pia indicou o Estádio Municipal de Rio Maior como ‘casa’ para os jogos da edição 2023/24 da I Liga, depois de ter jogado no Estádio Nacional, em Oeiras, na época de regresso ao principal escalão, devido às obras previstas para o Pina Manique, em Lisboa.

Esta mudança para esta cidade que dista cerca de 80 quilómetros da capital portuguesa, ocorre depois de o Vilafranquense ter jogado em Rio Maior nas quatro temporadas em que disputou a II Liga, desde 2019/20. Esta época, rumou à Vila das Aves, assumindo a designação de AVS.

“Há diferenças [da II Liga para a I Liga]. Não são substanciais, mas há um nível de exigência maior. Neste momento estamos a ver quais são. Passam, por exemplo, pelo número de lugares no estádio, que atualmente são 4.000 com cadeiras num estádio com capacidade para 7.000, e pelas exigências com a iluminação para as transmissões televisivas”, explicou Miguel Pacheco.

O responsável da empresa municipal de desporto de Rio Maior admite que estas exigências vão ser cumpridas, num esforço partilhado “harmoniosamente”, pela própria Desmor, pela Câmara Municipal e pelo clube, enaltecendo “o ganho efetivo de notoriedade para que a cidade e os riomaiorenses possam beneficiar desta oportunidade, de ter jogos do principal escalão de futebol”.

“O trabalho para o Estádio Municipal poder acolher equipas das Ligas profissionais é um trabalho que já tem vários anos, de tal forma que tem havido uma equipa residente que foi o Vilafranquense. Tem sido comum referenciar o recinto como segundo campo, como é o caso do Estrela da Amadora, mas a oportunidade de receber jogos da I Liga é a grande novidade”, referiu.

Antes de ser a ‘casa’ do Vilafranquense, o Estádio Municipal de Rio Maior acolheu os jogos do Sporting B na edição de 2012/13 da II Liga, tendo, na época passada, recebido também encontros do Estrela da Amadora, da União de Leiria e da BSAD.

Se os ‘leões’ praticamente só jogavam no recinto, o antigo emblema de Vila Franca de Xira utilizava-o para preparar os jogos em casa. Quanto ao Casa Pia, segundo Miguel Pacheco, “todas as possibilidades estão em cima da mesa”, face ao contrato estabelecido até maio de 2024.

Leia também...

Município de Santarém reúne com Embaixador do Brasil

Raimundo Carreiro Silva, Embaixador do Brasil em Portugal recebeu no dia 13 de Setembro, na Embaixada do Brasil em Lisboa, Ricardo Gonçalves, Presidente da…

GNR registou até maio 533 crimes de incêndio florestal e deteve 16 pessoas

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou desde o início do ano e até 31 de maio 533 crimes de incêndio florestal, fez 16 detenções…

Correio Centenário: Inauguração da Época Tauromáquica em Santarém

Petisco, almoço, Festa no Campo, Tourada… Despertou o maior interessa a nota publicada no ultimo numero deste jornal, no qual descrevemos a série de…

Câmara de Santarém rejeita delegação de competências na área da Saúde

A Câmara de Santarém rejeitou esta segunda-feira, 21 de Março, a transferência de competências na área da Saúde, alegando o envio de mapas desactualizados…