O orçamento da Câmara de Rio Maior, cresce em 2021 cerca de 2,2 milhões de euros em relação a 2020, passando para os 28,2 milhões de euros.

Aprovado pela maioria da coligação PSD/CDS, com os votos contra do PS e a abstenção de uma vereadora do CDS, o orçamento contempla projectos com financiamento comunitário, em particular os já iniciados para a requalificação da zona ribeirinha da cidade, que integra a reabilitação e valorização da villa romana, e a intervenção no edifício conhecido por antiga moagem da Maria Celeste, antigo complexo industrial adquirido por 250.000 euros pelo município.

O presidente da Câmara de Rio Maior, Luís Filipe Santana Dias (PSD), que gere o município desde que a presidente eleita em 2017, Isaura Morais, assumiu, em 2019, o cargo de deputada no parlamento, sublinhou o “nível de incerteza” gerado pela pandemia da covid-19 desde Março deste ano e que se prevê prolongar-se por 2021.

Salientando que os documentos aprovados pelo município continuam a “manter o foco em investimentos necessários à contínua melhoria das condições de vida dos riomaiorenses”, o autarca apontou, num texto enviado à Lusa, a continuação do apoio ao movimento associativo e cultural, à educação, saúde, acção social, turismo e atracção de novos investimentos.

O orçamento contempla ainda as novas competências que o município passará a exercer em 2021, embora Santana Dias considere que “não faz sentido, neste momento”, assumir as áreas da saúde e da acção social, “por ainda não estarem completamente clarificadas as formas de exercício destas competências, bem como todo o envelope de recursos, humanos e financeiros, que as suportará”.

A oposição socialista justificou o voto contra por não se rever no “pensamento político” que o orientou, reconhecendo a importância de alguns investimentos previstos, mas lamentando a ausência de outros.

A vereadora do CDS Ana Filomena Figueiredo absteve-se, justificando a sua posição com o facto de não ter actualmente qualquer contacto com a estrutura local do CDS.

Nas eleições autárquicas de 2017, a coligação PSD/CDS obteve 52,9% dos votos, o que lhe deu uma maioria de cinco eleitos, tendo o PS, com 30,4% dos votos, dois eleitos.

Com 20.379 residentes e 273 quilómetros quadrados, o concelho de Rio Maior tem 10 freguesias e integra a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

Leia também...

Salvaterra de Magos aprova orçamento de 12,6 milhões de euros para 2020

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprovou na quarta-feira, 30 de Outubro, por maioria, com os votos a favor dos eleitos do PS…

Atropelamento provoca um ferido em Santarém

Um homem, com cerca de 70 anos de idade, ficou com ferimentos ligeiros na sequência de uma atropelamento por uma viatura ligeira na tarde…

Pai bombeiro realiza parto do filho a bordo de ambulância de Salvaterra de Magos

O filho de um casal de bombeiros de Salvaterra de Magos nasceu na manhã desta sexta-feira, 11 de Dezembro, a bordo da ambulância da…

FOTOS | Familiares e amigos prestam o último adeus a Joaquim Veríssimo Serrão

O corpo do historiador Joaquim Veríssimo Serrão foi hoje, dia 3 de Agosto, a enterrar no Cemitério dos Capuchos, em Santarém. Antes da ida…