O município de Rio Maior vai investir 2,1 milhões de euros na transformação de dois edifícios do centro histórico em residência para 62 estudantes, com financiamento de 92,24% do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em comunicado, a Câmara Municipal de Rio Maior afirma que a candidatura ao PRR foi aprovada e que a residência para estudantes, localizada em dois edifícios de habitação no centro histórico, estará em funcionamento no final de 2023.

“O projeto vai potenciar a atratividade do ensino superior de Rio Maior (onde está instalada a Escola Superior de Desporto, do Instituto Politécnico de Santarém), o desenvolvimento económico e social do concelho e a dinamização da zona central da cidade”, afirma a nota.

Para o presidente do município, Filipe Santana Dias (PSD), o projeto, “há muito desejado”, vem reforçar a “política de investimento na atração de estudantes para o ensino superior, um estímulo importante para o desenvolvimento da região”.

O valor total do projeto é de 2.153.668 euros, sendo o financiamento do PRR de 92,24%, no valor de 1.986.600 euros, adianta a nota.

A nova residência para estudantes terá 31 quartos duplos, áreas sociais e administrativas, bem como áreas técnicas e de equipamentos, acrescenta.

Paralelamente, está em construção a residência para estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), a qual disporá de 57 quartos, 43 dos quais duplos e 14 simples, sendo dois adaptados para pessoas com mobilidade reduzida (numa capacidade para acolher 100 estudantes).

Com um orçamento próximo dos 2 milhões de euros, a residência de estudantes da ESDRM, prevista no edifício construído de raiz e que acolheu a escola em 2013, deverá estar igualmente concluída no final de 2023.

A ESDRM conta atualmente com 1.100 alunos, sendo que perto de 80% (cerca de 850) provêm de outras regiões do país, segundo dados do Instituto Politécnico de Santarém.

Leia também...

Câmara da Chamusca atribui apoio de 200 mil euros aos Bombeiros

A Câmara Municipal da Chamusca reforçou o apoio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Chamusca, com um aumento da verba atribuída para o…

Escola Superior de Educação com menções honrosas nos Prémios da Casa das Ciências

Os recursos digitais produzidos no âmbito do projecto CreativeLab_Sci&Math da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém receberem duas menções honrosas na…

PSD questiona Governo sobre “desarticulação” que mantém ambulâncias paradas

Os deputados do PSD eleitos por Santarém denunciaram ontem a “grave desarticulação” entre organismos do Estado que estão a impedir a circulação de ambulâncias…

Criança de dois anos morre atropelada pelo avô em Alpiarça

Uma criança com cerca de dois anos morreu na tarde deste sábado, 18 de Dezembro, na sequência de um atropelamento acidental, em Alpiarça. Segundo…