O município de Rio Maior vai investir 2,1 milhões de euros na transformação de dois edifícios do centro histórico em residência para 62 estudantes, com financiamento de 92,24% do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em comunicado, a Câmara Municipal de Rio Maior afirma que a candidatura ao PRR foi aprovada e que a residência para estudantes, localizada em dois edifícios de habitação no centro histórico, estará em funcionamento no final de 2023.

“O projeto vai potenciar a atratividade do ensino superior de Rio Maior (onde está instalada a Escola Superior de Desporto, do Instituto Politécnico de Santarém), o desenvolvimento económico e social do concelho e a dinamização da zona central da cidade”, afirma a nota.

Para o presidente do município, Filipe Santana Dias (PSD), o projeto, “há muito desejado”, vem reforçar a “política de investimento na atração de estudantes para o ensino superior, um estímulo importante para o desenvolvimento da região”.

O valor total do projeto é de 2.153.668 euros, sendo o financiamento do PRR de 92,24%, no valor de 1.986.600 euros, adianta a nota.

A nova residência para estudantes terá 31 quartos duplos, áreas sociais e administrativas, bem como áreas técnicas e de equipamentos, acrescenta.

Paralelamente, está em construção a residência para estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), a qual disporá de 57 quartos, 43 dos quais duplos e 14 simples, sendo dois adaptados para pessoas com mobilidade reduzida (numa capacidade para acolher 100 estudantes).

Com um orçamento próximo dos 2 milhões de euros, a residência de estudantes da ESDRM, prevista no edifício construído de raiz e que acolheu a escola em 2013, deverá estar igualmente concluída no final de 2023.

A ESDRM conta atualmente com 1.100 alunos, sendo que perto de 80% (cerca de 850) provêm de outras regiões do país, segundo dados do Instituto Politécnico de Santarém.

Leia também...

PSP reforça patrulhamento no âmbito da operação “Peregrinação a Fátima 2021”

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai intensificar ações de visibilidade e…

Dois jovens em estado grave após atropelamento na EN114

Dois jovens, de 16 e 20 anos de idade, ficaram feridos com…

Feira Nacional do Cavalo leva milhares à Golegã

Muito embora a Feira Nacional do Cavalo já decorra desde o dia…

Crianças do Campo de Férias Benfica Ativo visitam o Correio do Ribatejo

Um grupo de 13 jovens do Campo de Férias Benfica Ativo visitou…