Luís Santana Dias -Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior

O que está pensado no município para assinalar esta quadra?

O Município de Rio Maior preparou a quadra natalícia com muito cuidado e com planos bem definidos, para que a celebração da mesma pudesse decorrer com segurança, nesta relativa normalidade que vivemos. Este planeamento teve como principais objectivos a dinamização e apoio ao comércio tradicional local, barbaramente afectado por esta pandemia, e trazer alguma luz, alegria e calor ao coração das pessoas, numa altura em que tudo nos parece tão triste e em que a incerteza nos faz estar mais distantes uns dos outros.

PUBLICIDADE

A Autarquia lançou algum tipo de medidas para atenuar as consequências das restrições impostas para contenção da pandemia e a crise económica que lhe está a associada?

Para além de outras medidas já implementadas, quisemos fazer nesta altura natalícia, em todo o Concelho, replicando à devida escala e em todas as freguesias as actividades que vamos fazendo na cidade. Disso é exemplo a actividade Circu’Lando o Natal, onde levámos a todas as Freguesias um espectáculo itinerante, em que as crianças podem assistir ao mesmo junto foi seu agregado familiar, com o devido distanciamento ou dentro da viatura dos pais, como que a lembrar um drive-in. Também apostámos na iluminação de natal mais rica e abrangente, seja com uma iluminação requintada na cidade e com apontamentos significativos nas Freguesias. Todo este trabalho foi programado com os comerciantes de Rio Maior, e mais uma vez numa visão agregadora do Concelho. Fizemos chegar a todos os espaços comerciais de todo o nosso território algumas ofertas, desde tapetes decorativos para as suas casas, sacos apelativos à compra no comercio tradicional e alguns elementos de decoração para as suas lojas e empresas. Também quisemos envolver a população criando a actividade Rota de Natal, onde desafiámos empresas e cidadãos anónimos a decorar a sua montra, a sua varanda, a sua janela… Este programa teve bastante adesão tendo sido avaliado por um júri independente e tendo sido entregue um prémio aos primeiros três classificados de cada categoria. Temos obviamente também a decorrer, com as restrições necessárias, a actividade Presépios de Sal. Esta actividade, altamente diferenciadora de tudo o que se faz no País tem alcançado números de visitação extraordinários, sendo este ano uma actividade menos participada, pelas condições que todos vivemos. Depois temos de forma constante pela cidade a decorrer vários tipos de animação, pensada ao pormenor para não promover o ajuntamento, vários Tuk Tuks a percorrer a cidade e toda uma programação alusiva à época natalícia a decorrer no nosso cineteatro com o respeito integral pelas condições de segurança. Também o final de ano será especial no Concelho. Teremos o já famoso e habitual fogo-de-artifício na cidade, que tentaremos lançar a uma maior altitude para que as pessoas possam assistir na segurança das suas varandas e/ou janelas. E mais uma vez incluiremos toda a área mais rural do nosso Concelho nestas festividades, tendo também em todas as sedes de freguesia um apontamento de fogo de artificio. O Natal e o fim de ano em Rio Maior, pretendo que seja sempre de todos os cidadãos e não só daqueles que escolheram viver na nossa linda cidade.

Que mensagem quer deixar aos munícipes nesta quadra?

Aos Riomaiorenses, gostava de deixar uma mensagem de esperança. Vivemos tempos de grande provação este ano, e é em tempos difíceis que conseguimos ver a fibra de que somos feitos. Rio Maior tem dado provas de grande resiliência e tenacidade, nunca perdendo os valores da solidariedade e amizade. Que todos os nossos irmãos Riomaiorenses possam viver a época natalícia como um verdadeiro tempo de reflexão e renascimento, para nos preparamos para um 2021 que será por certo desafiante, mas incomparavelmente melhor que este ano que agora chega ao seu fim. Rio Maior vale sempre a pena! Porque de entre todas as coisas boas que nas suas fronteiras encerra, terá sempre no seu melhor nas suas gentes.

PUBLICIDADE
Leia também...

Salvador, Bebé do Ano em Santarém, recebe cheque-prenda do Correio do Ribatejo/Sonae

Salvador da Silva Carlota foi o primeiro bebé a nascer no dia…

João Manzarra apela à adopção de cães abandonados em Santarém

João Manzarra, conhecido apresentador de televisão, esteve esta sexta-feira, 15 de Novembro,…

Jogador do Alverca em estado grave no hospital após paragem cardiorrespiratória

O futebolista brasileiro Alex Apolinário, do Alverca, encontra-se em estado grave e…

Distrito de Santarém apenas com um concelho em Risco Muito Elevado

O Governo reviu ontem a listagem dos concelhos de risco e o…