A iniciativa decorreu em Borba, um dos quatro municípios integrados na ‘Cidade do Vinho 2025’ e o júri elegeu como vencedora a canção “Marcha da Vindima”, interpretada por Andreia Coelho, em representação do município de Rio Maior.
Em 2º lugar ficou classificado o grupo Contos de Rei, do município da Praia da Vitória – Açores, que interpretou a música “Amor de Lava e Vinho”, e o 3º lugar coube aos irmãos Miguel Veloso e José Veloso, do Município de Cantanhede, com a música “Tinta da Bairrada”.
Entretanto, entre os dias 9 e 17 de julho decorreu uma votação online para eleger a canção ´Mais Popular Online’, escolhida pelo público através da visualização das canções participantes, todas originais, de diferentes estilos musicais e com a abordagem da temática rural nos textos.
A canção “Trigueirinha”, interpretada pelo grupo Diversidades, do município de Arcos de Valdevez, foi a mais votada pelo público, alcançando 41,32% dos votos e vencendo, assim, esse Prémio “A Mais Popular Online” do Festival Nacional da Canção Rural 2025.
O município de Castelo Branco venceu o prémio de Melhor Música, atribuído a Joana Teixeira, com o tema “Sangue do Chão”. O prémio Melhor Interpretação foi para PAMA (Paulo Andrade), do Município da Mealhada, com “Saudades de Ti”, e João da Ilha e Evandro Meneses, do Município de Angra do Heroísmo – Açores, receberam o prémio de Melhor Letra, com a música “A Casta do Benquerer”.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) promove este concurso de canções com o objetivo de estimular a composição de músicas e textos (poemas) cujo tema se relacione direta ou indiretamente com o mundo rural.