Foto: Município de Abrantes

O nível do rio Tejo continua a baixar, está praticamente dentro do leito e a descida da água está a deixar à vista a destruição causada pelas inundações, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

O Tejo manteve a tendência de descida e as autoridades aguardam que, nas próximas horas, o nível regresse à normalidade em toda a sua extensão, permitindo a equipas de emergência, empresas, municípios e populações entrar nas áreas afetadas e iniciar a limpeza, adiantou o comandante sub-regional da Proteção Civil do Médio Tejo, no distrito de Santarém, David Lobato.

“Desceu bastante, agora vai-se notando muita destruição, que é o normal nestas circunstâncias”, afirmou David Lobato, salientando que há restaurantes, parques infantis e outros equipamentos, que agora voltam a estar sem água e “têm um grau de destruição elevado”.

O comandante da Proteção Civil precisou que, “na parte norte, o rio já se encontra todo dentro do seu leito”, mas falta a parte sul do distrito, onde ainda não regressou totalmente ao seu curso normal.

A tendência para os próximos dias é de “normalização” do curso do rio, “primeiro, mais a norte” e, “para o final do mês, na Lezíria”.

“O rio está a descer bastante e amanhã [sábado] faremos uma reunião, de manhã, da comissão distrital [da Proteção Civil de Santarém] e iremos possivelmente baixar para o amarelo” o nível do alerta, que atualmente se encontra no vermelho, antecipou.

Com a descida do rio e do nível de alerta, na segunda-feira, as autoridades esperam “começar as operações de limpeza no Médio Tejo”, trabalho que só deverá começar a ser executado “mais para o final do mês, na Lezíria”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Plano de Acção Tejo Limpo permitirá evitar episódios de poluição no futuro

O Governo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, o Plano de Acção Tejo Limpo, que vai permitir aprofundar o conhecimento da situação real da…

Santarém: Recuperadas malas furtadas da Loja Cavalinho

A Polícia de Segurança Pública (PSP), recuperou no passado dia 01 de Outubro, oito malas que tinham sido furtadas na “Loja Cavalinho”, em Santarém.…

PJ detém suspeita de vários fogos em Ourém

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de uma mulher suspeita da autoria de vários incêndios na zona de Rio de Couros, no concelho…

ACHAR – Zona de Intervenção Florestal – Estuário do Tejo – Plano de Gestão Florestal