Imagem Ilustrativa

Abrantes acolhe na sexta-feira a 4.ª Feira Tecnológica Florestal, dedicada à robótica e digitalização na gestão da floresta, reunindo empresas, investigadores e técnicos para demonstrar como a tecnologia está a transformar a fileira florestal portuguesa.

“A floresta já não se gere apenas com machado ou motosserra. Hoje, a robótica, os drones e a digitalização permitem operações mais precisas, seguras e sustentáveis, desde a plantação ao controlo de pragas e prevenção de incêndios”, disse hoje à Lusa o presidente da Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais (FNAPF), entidade organizadora da feira nacional.

O evento, inserido no projeto TECNOFOREST 4.0 e financiado pelo Fundo Ambiental e pelo PRR, realiza-se na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA), situada em Mouriscas, no distrito de Santarém, e está “a suscitar muita expectativa”, tendo já esgotado as inscrições, disse Luís Damas.

Subordinado ao tema “A Robótica ao serviço da Floresta”, o certame visa divulgar avanços tecnológicos e sensibilizar a sociedade para a gestão florestal inovadora.

“A tecnologia, através de satélites, drones e inteligência artificial, permite medir copas, calcular alturas do arvoredo, mapear o território, criar cercas virtuais, e até aplicar adubos apenas onde são necessários. Cada máquina gera dados computorizados que ajudam a avaliar a rentabilidade e eficiência das operações e é tudo isso que vamos demonstrar e ter nesta feira”, destacou Damas.

A sessão de abertura começa às 09h30, seguida do primeiro painel dedicado às Novas Tecnologias do Mercado Florestal, com destaque para LiDAR, drones e pastoreio de precisão.

A Bornio – Forest Intelligence demonstrará o uso de dados LiDAR para modelar tridimensionalmente os povoamentos florestais, enquanto a TerraGes mostrará a integração de LiDAR, drones e cartografia aérea na monitorização das florestas portuguesas.

A Quinta do Tabalião, representante da Digitanimal, irá apresentar pastoreio de precisão com vedação virtual, reduzindo combustível florestal e risco de incêndios.

O segundo painel abordará Projetos de Inovação, com o programa RI Forestry a explorar dados de satélite para monitorização e previsão de risco de incêndio, enquanto a associação Biond partilhará projetos de automação e digitalização da fileira florestal.

“Há soluções para plantar, conduzir povoamentos, controlar pragas e gerir incêndios de forma mais inteligente, e a robótica permite plantar, cortar, monitorizar e até gerir o pastoreio com precisão”, afirmou Luís Damas.

Para o representante da Federação Nacional, a robótica é “essencial para compensar a falta de mão de obra e tornar a floresta mais eficiente e sustentável”, tendo feito notar que o evento “pisca também o olho à juventude” no sentido de a “despertar e captar” para o mundo agrícola e florestal.

“A floresta está a passar da força bruta para operações inteligentes, e queremos mostrar aos jovens e à sociedade este futuro”, acrescentou o responsável.

Após as palestras da manhã, durante a tarde haverá exposição e demonstrações com simuladores, GNSS profissional, sensores LiDAR e instrumentos de dendrometria, permitindo aos participantes experimentar tecnologias que estão a redefinir o setor.

O evento conta com apoio da Associação dos Agricultores dos concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação, da EPDRA e da TAGUS, enquadrando-se na estratégia de desenvolvimento local TAGUS 2027, focada na inovação, digitalização e qualificação.

Leia também...

Almeirim atribui prémio Drº António Cláudio aos melhores alunos do concelho

No início de cada ano lectivo, o Município de Almeirim atribui estes prémios e menções honrosas aos estudantes, matriculados nos estabelecimentos escolares do concelho…

Entroncamento adere a “Mês de Maio – Mês do Coração” com várias atividades

A Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento, em conjunto com a Câmara Municipal e o Rotary Club vão realizar o Dia do Coração, a…

190 mil visitaram a FNA 24

Cerca de 190 mil pessoas visitaram a edição 2024 da Feira do Ribatejo/Feira Nacional da Agricultura, num ano que fica marcado pela coincidência de…

Joaquim Veríssimo Serrão homenageado no Cemitério dos Capuchos

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento do professor doutor Joaquim Veríssimo Serrão, realizou-se hoje, pelas 11h30, uma homenagem a uma das maiores…