O Rotary Club de Almeirim vai promover no próximo dia 6 de Março, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal de Almeirim, uma palestra sobre “Gestão Ambiental em Adegas, proferida por Margarida Oliveira, vice-presidente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém.

Margarida Oliveira abordará a problemática das alterações climáticas e consequente escassez de água, que constituem, hoje, uma preocupação no sector vitivinícola, devido ao forte impacto que tem na produtividade da vinha e na qualidade do vinho.

A vice-presidente da Escola Superior Agrária de Santarém dará a conhecer estudos desenvolvidos naquela Escola relativos à avaliação da uniformidade de distribuição da água e a sua eficiente aplicação nas vinhas; redução da necessidade de água nas vinhas; avaliação do uso eficiente da água nas adegas; análise do consumo de água versus carga de poluentes e a valorização económica dos resíduos, aumentando a competitividade das empresas.

Outra das questões abordadas será a optimização dos processos produtivos, tendo em vista a melhoria da produtividade e a utilização de recursos e os seus efeitos na redução de custos com recursos, na adaptação das características do processo produtivo às características da região e na sustentabilidade da fileira vitivinícola, tornando as empresas menos dependentes dos recursos naturais.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Almeirim e da CVR Tejo.

Leia também...

Resitejo quer tornar Feira da Agricultura ambientalmente sustentável até 2020

Com a Feira Nacional de Agricultura (FNA) à porta. há trabalho redobrado para a Resitejo – Associação de Gestão e Tratamento dos Lixos do…

Almeirim e Coruche com mais 300 contentores para recolha de resíduos urbanos

A Ecolezíria, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos sólidos, adquiriu 300 contentores para deposição de resíduos sólidos urbanos destinados aos concelhos de Almeirim e…

“Os incêndios na Serra da Estrela são um triste acontecimento que nos envergonha a todos”

César Garcia, natural de Santarém, estudou Ecologia de Ecossistemas Florestais Autóctones em Portugal. A sua tese de doutoramento teve o objectivo de analisar a…

Centros da Chamusca trataram 398 mil toneladas de resíduos industriais perigosos em 2019

Os dois Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos (CIRVER) localizados na Chamusca receberam 398 mil toneladas de resíduos industriais perigosos de…