O Rotary Club de Santarém (RCS) passou a integrar, desde o passado dia 17 de Dezembro, o Conselho Local de Acção Social de Santarém, cumprindo um dos propósitos que o seu presidente, o advogado Luís Valente, tinha elencado para a sua direcção.
Sob o lema, para o ano 2020/2021, “Rotary Abre Oportunidades”, o RCS pretende “ajudar e servir na nossa comunidade, quem mais necessita e os mais carenciados”, segundo afirma o responsável.
“Agora podemos, efectivamente, ser mais assertivos na nossa acção”, afirmou ao Correio do Ribatejo, explicando que a intenção do Rotary passa agora por articular com o Conselho Local Acção Social Santarém (CLASS – C.M.Santarém) a sua intervenção.
“O plano é cumprir na comunidade escalabitana os princípios de Rotary, difundindo a imagem do nosso movimento e levá-lo ao conhecimento de cada vez mais pessoas, e dando todos um pouco mais de nós para conseguiremos ajudar ainda mais aqueles que mais precisam, seja o nosso vizinho, seja aquele que mora na nossa rua, na nossa cidade ou no concelho”, afirma Luís Valente em entrevista ao Correio do Ribatejo.
O CLASS foi formalizado em Fevereiro de 2000 com a respectiva aprovação do Regulamento Interno e nomeação do Núcleo Executivo presidido pela Câmara Municipal de Santarém e constituído pela Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Associação Para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém, Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, Centro de Saúde de Santarém, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira.
O CLASS é actualmente constituído por 112 parceiros estando nele representadas todas as instituições cuja área de actuação é a Intervenção Social.