O Rotary Clube de Santarém atribuiu, na noite de ontem, a Renato Possante Bento a distinção de Profissional do Ano “em virtude do seu contributo e dedicação às causas sociais e ao progresso da nossa comunidade” e ao médico Luís Ferreira, a Distinção Carreira, “em reconhecimento à sua notável trajectória profissional”.
Depois de receber a distinção das mãos da presidente do Rotary Clube de Santarém, Margarida Nazareth Barbosa, Renato Bento recordou o “desafio extraordinário” que teve pela frente durante a pandemia.
“Sinto-me muito grato com a distinção, mas nunca foi isso que moveu a minha vida profissional”, notou.
“As distinções não são, de todo, um propósito ou objectivo pessoal ou profissional em si mesmo, mas tão somente o corolário de uma percepção pública que se constrói em cima do esforço e empenho de um servidor do Estado que, convictamente, como eu próprio, entende que os cidadãos e o País precisam e merecem uma administração da “coisa pública” que vá ao encontro das suas expectativas, necessidades e exigências”, afirmou.
Já Luís Ferreira agradeceu a todos os presentes e considerou que a distinção de que foi alvo terá como base “o empenho e profissionalismo que é posto na minha actividade”.
“É preciso perseverança, ter a noção que o doente é o centro do nosso pensamento. Sou mais de ouvir, de observar, do que de falar, mas não quero deixar de dizer que este prémio é fruto de muitos anos de dedicação”, admitiu, dividindo a distinção com todos os profissionais que consigo trabalham, já que “o trabalho médico nunca se faz sozinho, há uma multidisciplinaridade que é fundamental nos nossos dias”, frisou.
Coube ao companheiro rotário António Valente a apresentação do médico Luís Ferreira. Natural de Coruche, licenciou-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Iniciou a sua carreira no Hospital de Santarém em 1986, sendo, desde 1996, especialista em Cirurgia Geral. Assumiu a coordenação da Emergência Interna e da VMER (2005-2017), a Direcção do Centro de Referência em Oncologia do Cancro do Reto (2016-2024), a direcção do Serviço de Cirurgia Geral (2022-2024), com ampla experiência em técnicas minimamente evasivas como o TAMIS que possibilita, por via endoscópica, o acesso do especialista ao cólon.
Nos últimos anos, Luis Ferreira tem-se dedicado sobretudo à oncologia colorretal, tornado esta a sua principal área de actuação clínica.
Coube ao rotário Luís Raimundo a apresentação de Renato Bento, Pós-Graduado em Direito da Segurança Social pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, detentor de formação avançada em Gestão Pública pelo ISCTE-IUL (CAGEP) e de formação especializada também em Gestão Pública pelo Instituto Nacional de Administração (FORGEP) e Licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Línguas e Administração.
Em termos de carreira profissional de origem é Inspector Superior em regime de nomeação definitiva, desde 2001, da Inspecção-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
De Dezembro de 2017 a Agosto de 2024 foi Director de Segurança Social, Centro Distrital de Santarém do Instituto da Segurança Social, IP.
Nos anos de 2016 e 2017 foi Director do Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP (IEFP), e em 2010 e 2011 Director-Adjunto de Segurança Social, do Centro Distrital de Lisboa, do Instituto da Segurança Social, IP.
A homenagem que o Rotary Clube de Santarém faz anualmente – Prémio Carreira e Profissional do Ano -, “é um evento que celebra as conquistas de personalidades que se destacam nas suas áreas de actuação. Estes prémios são uma forma de reconhecimento pelo trabalho, dedicação e impacto positivo que estes profissionais tiveram, e felizmente continuarão a ter, na nossa comunidade”, salienta o Rotary, enquanto organização internacional de serviço, que tem como missão “promover a paz, a compreensão e o desenvolvimento social”.
Ao homenagear profissionais que se destacam, o Rotary não valoriza apenas as suas realizações, mas também inspira outros a seguir os seus passos. Os laureados são escolhidos com base em critérios que incluem trabalho, liderança e contribuição para o bem-estar da sociedade.