O Rotary Clube de Santarém e o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santarém plantaram ontem ao final da tarde, uma “Árvore da Amizade”, um momento que simboliza a Paz e Boa-Vontade.

A árvore foi plantada no espaço do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santarém, fazendo jus ao legado de inspiração de Paul P. Harris.

“Julho de 2025 deu início a um novo ciclo rotário em Santarém. Os rotários têm a missão de promover a Paz, a Boa-Vontade e a Compreensão Mundial através do serviço em Rotary. A excelente colaboração entre o Rotary Clube de Santarém e o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santarém teve mais este momento distintivo no Ideal de Servir”, afirmou ao Correio do Ribatejo o Secretário do Conselho Director do Rotary de Santarém, Rui Brito.

A plantação da árvore estava prevista para o dia 28 de Outubro, mas as condições meteorológicas desse dia não o permitiram.

Recordamos que o Rotary Clube de Santarém realizou um evento rotário com enfoque na área da segurança, no passado dia 28 de Outubro, no Salão Nobre da Guarda Nacional Republicana, localizado no Largo do Carmo. A actividade inseriu-se no âmbito dos projectos desenvolvidos pelo clube mensalmente.

Uma acção que segundo Maria João Cardoso, presidente do Rotary Clube de Santarém teve o propósito de “reunir esforços com as entidades estratégicas na comunidade e alertar para um tema que é urgente, que é muito actual e que os cidadãos querem ouvir falar”.

Nesse sentido, o evento contou com a cooperação do Comando Territorial de Santarém da GNR, parceiro estratégico da presente iniciativa e teve como momento principal uma palestra subordinada ao tema “Dos Grandes Desafios da Segurança ao Planeamento de Segurança de um Visita Papal”, proferida pelo Coronel Pedro Duarte da Graça que evidenciou alguns dos vectores de ameaça à segurança existentes no distrito de Santarém, como a criminalidade; violência contra pessoas especialmente vulneráveis, incêndios e ambiente, e segurança rodoviária.

“Anualmente garantimos a segurança de 10 milhões de visitantes no distrito, registamos 25 mil autos de contra-ordenação, 10 mil crimes, 5 mil acidentes e fazemos cerca de 2100 detidos, muitos relacionados com a condução sob o efeito do álcool e sem habilitação legal”, revelou Pedro Duarte da Graça.

O evento era para incluir ainda a plantação de uma árvore, acto que o mau tempo que se fazia sentir nesse dia, adiou para ontem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Casa Museu – Anselmo Braamcamp Freire encerrada temporariamente para obras de reabilitação

O Município de Santarém informa que o espaço museológico da Casa Museu-Anselmo Braamcamp Freire está temporariamente encerrado ao público, devido à realização de obras…

Ourém investe quase 600 mil euros para requalificar piscinas municipais

9 A Câmara de Ourém vai investir quase 600 mil euros na requalificação das piscinas municipais, incluindo medidas de eficiência energética, anunciou hoje esta…

Presidente da Câmara de Alcanena liderou autarcas no II Encontro da Lusofonia

Por ocasião do II Encontro da Lusofonia, realizado a 18 e 19 de Janeiro, na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, o presidente…

Município investe 310 mil euros na gestão do Mercado Municipal de Santarém 

A gestão do Mercado Municipal de Santarém vai custar 310 mil euros à Câmara Municipal só nos primeiros nove meses de funcionamento, entre Março…