O escritor escalabitano Rui Falcão de Campos acaba de lançar nos escaparates mais um livro de poesia. Com a chancela da Tágide Tinta, a obra ‘In Tongues’ apresenta um conjunto de poemas escritos em vária línguas, desde o catalão, ao italiano, passando pelo francês e inglês.

Rui Falcão de Campos nasceu em Santarém, em 1960. Desde muito novo mostrou inclinação para a escrita. Anteriormente, escreveu a colectânea de poesia “A Morte do Samurai”, publicada em 2018. Em 2017 publicou “Tra Gioia e Paura”.

Tem também vasta obra publicada como libretista e letrista. “O Rapaz que Sorri aos Toiros – uma novela ribatejana” foi o seu primeiro livro de ficção.

Formado em Letras e Direito, Rui Falcão de Campos foi levado pelas peripécias da vida a residir ou trabalhar regularmente numa multiplicidade de países. Logo em 27 de Setembro de 1974, a Revolução de Abril obrigou a sua família a fugir para França, antecipando-se às barricadas e prisões arbitrárias.

PUBLICIDADE

Três anos depois, partiu para Sorbonne, já com o Diploma Superior para o ensino Português no Estrangeiro, da Universidade de Toulouse II. Regressou quando a Universidade Católica viu aprovado o curso de direito, estudando cá e lá muitas vezes pelo caminho, no Sud Express. Seguiram-se estudos no Luxemburgo e no Vermont (EUA), e de doutoramento em Limoges e Florença.

O trabalho e as lides humanitárias levaram-no a estadias prolongadas nos mais diversos lugares, como Genebra, Luxemburgo, Bruxelas, Paris, Oslo, Londres, Nova Iorque, mas também, Tirana, Rabat, Luanda, Bissau e a várias zonas de conflito armado, em particular nos Congos, em Cabinda e nos Balcãs.

Estes poemas reunidos no ‘In Tongues’ são, em grande medida, resultado dessas viagens.

PUBLICIDADE
Leia também...

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.

“Inspiro-me muito nas minhas vivências e nas raízes em Alpiarça“

Joana Almeirante é natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas…