O concelho da Chamusca homenageou ontem o Grande Senhor do Teatro Português, Ruy de Carvalho, um homem que dedicou a vida aos palcos e a dar vida a personagens memoráveis.

Aos 96 anos de idade (e oito meses), como faz questão de frisar, Ruy de Carvalho é um dos mais emblemáticos actores nacionais e dos poucos da sua geração ainda no ativo, contabilizando mais de oito décadas de palco.

“Vivam a vida em pleno. Não vale a pena pensar na morte, porque ela chega a todos”, foi o conselho que deixou nesta sua visita à Chamusca, onde inaugurou a Exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”, fotografias de arquivo do D. Maria II, com curadoria de Nélson Mateus.

Um itinerário fotográfico que compõe uma abrangente linha do tempo, com alguns dos momentos mais emblemáticos da carreira do homenageado, em espectáculos realizados no D. Maria II e noutros teatros, patente ao público na Biblioteca Municipal até dia 30 de Novembro.

Posteriormente, seguiu-se uma Tertúlia no Cineteatro, numa conversa descontraída, onde o actor falou sobre a sua vida e obra e respondeu a várias perguntas do público.

“Já não tenho medo de representar. Deixei de ter medo e passei a ter respeito pelo trabalho que faço. Para mim, o que me dá prazer é servir-vos bem e receber a gentileza do vosso aplauso”, disse, emocionado.

A sua notável versatilidade, dedicação, talento e paixão pela arte de representar fazem dele uma figura incontornável da cultura portuguesa.

Formado pelo Conservatório Nacional, actuou pela primeira vez no Teatro Nacional D. Maria II, em 1947, integrado na Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro. Mais tarde, na reabertura do teatro em 1978, entrou para o elenco residente, onde permaneceu até 2000. Ao longo das 8 décadas que compõem o seu percurso, pisou o palco do D. Maria II em cerca de 50 produções.

Leia também...

Santarém vai receber Taça do Mundo de Trampolins

A Taça do Mundo de Trampolins realiza-se entre os dias 28 de Junho e 3 de Julho em Santarém. No decorrer dos seis dias…

Lezíria diz que NUTS II Oeste e Vale do Tejo permite homogeneização do território

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, Pedro Ribeiro, congratulou-se com a aprovação da criação da NUTS II Oeste e Vale do…

Constância aprova orçamento de 8,4 milhões de euros

Mais um milhão do que em 2021.

Aeroporto: Regiões de Leiria e de Coimbra, Médio Tejo e Beira Baixa defendem Santarém como escolha ideal 

As comunidades intermunicipais (CIM) das regiões de Leiria e de Coimbra, e também do Médio Tejo e da Beira Baixa defenderam hoje, numa declaração…