A União de Freguesias de S. Vicente do Paul e Vale Figueira, aprovou por unanimidade a desagregação da união de freguesias, em sessão de assembleia extraordinária, na quarta-feira, 12 de Outubro. O próximo passo é o processo ser votado em sessão de Assembleia Municipal para dar início ao pedido de desagregação junto do Governo Central.

O processo visa reverter as alterações feitas em 2013, pela denominada “Lei Relvas” que uniu várias freguesias do país. Os processos de desagregação de freguesias têm de ser oficializados até ao final de 2022. Esta desagregação tem de corresponder a critérios mínimos, como ter um edifício sede e pelo menos um funcionário com vínculo de emprego público, existência de equipamentos culturais e desportivos, ter no mínimo 750 eleitores (número que baixa para 250 nas freguesias do interior) ou não ter uma área superior a 25 por cento da área do município.

Leia também...

JMJ: Centro de Exposições de Santarém prepara-se para acolher cinco a sete mil jovens

O Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém, vai transformar-se no maior centro de acolhimento conjunto de jovens da Jornada Mundial da Juventude (JMJ),…

Homem detido em Torres Novas por agressão física e psicológica contra namorada

Um homem, de 36 anos, acusado de violência física e psicológica contra a sua namorada, foi detido GNR em Torres Novas, e ficou proibido…

Caminhada solidária da Liga Portuguesa contra o Cancro em Santarém

A Liga Portuguesa contra o Cancro apresentou Caminhada Solidária de Santarém, na manhã de segunda-feira, 19 de Setembro. A iniciativa nasce de uma parceria…

Tiago Martins é o novo presidente da Junta de Freguesia de Alcobertas

Em Assembleia de Freguesia realizada no passado sábado, e após a renúncia ao mandato do até então presidente Paulo Dias, que se retira por…