A União de Freguesias de S. Vicente do Paul e Vale Figueira, aprovou por unanimidade a desagregação da união de freguesias, em sessão de assembleia extraordinária, na quarta-feira, 12 de Outubro. O próximo passo é o processo ser votado em sessão de Assembleia Municipal para dar início ao pedido de desagregação junto do Governo Central.

O processo visa reverter as alterações feitas em 2013, pela denominada “Lei Relvas” que uniu várias freguesias do país. Os processos de desagregação de freguesias têm de ser oficializados até ao final de 2022. Esta desagregação tem de corresponder a critérios mínimos, como ter um edifício sede e pelo menos um funcionário com vínculo de emprego público, existência de equipamentos culturais e desportivos, ter no mínimo 750 eleitores (número que baixa para 250 nas freguesias do interior) ou não ter uma área superior a 25 por cento da área do município.

Leia também...

Subsídio de desemprego alargado a vítimas de violência doméstica

O plenário da Assembleia da República confirmou hoje a aprovação da proposta do Livre de alteração ao Orçamento do Estado de 2022 para alargar…

Maternidade e Obstetrícia do Centro Hospitalar Médio Tejo sem fecho programado até final do ano

O Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e a Maternidade do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT), localizada em Abrantes, já não vão encerrar no sábado,…

Prémio ‘Food Fab Lab’ arranca com a segunda edição em Abrantes

O Tagusvalley – Parque Tecnológico do Vale do Tejo, lança a 2º Edição do Prémio ‘Food Fab Lab’, dia 20 de Julho, pelas 15h00.…

Benavente: Jovem detido por furto de pinhas

A GNR deteve um jovem de 17 anos e identificou outro de 15 anos pela prática do crime de furto de pinhas, no passado…