A União de Freguesias de S. Vicente do Paul e Vale Figueira, aprovou por unanimidade a desagregação da união de freguesias, em sessão de assembleia extraordinária, na quarta-feira, 12 de Outubro. O próximo passo é o processo ser votado em sessão de Assembleia Municipal para dar início ao pedido de desagregação junto do Governo Central.

O processo visa reverter as alterações feitas em 2013, pela denominada “Lei Relvas” que uniu várias freguesias do país. Os processos de desagregação de freguesias têm de ser oficializados até ao final de 2022. Esta desagregação tem de corresponder a critérios mínimos, como ter um edifício sede e pelo menos um funcionário com vínculo de emprego público, existência de equipamentos culturais e desportivos, ter no mínimo 750 eleitores (número que baixa para 250 nas freguesias do interior) ou não ter uma área superior a 25 por cento da área do município.

Leia também...

Sardoal acolheu escolas em Erasmus+

Decorreu entre 4 e 9 de Março, no Agrupamento de Escolas de Sardoal (AES), o 2º encontro Erasmus+ com as escolas da Finlândia (Kauhajoen…

Coruche organiza 35.ª Jornadas de Gastronomia

A Câmara de Coruche organiza, de 28 de fevereiro a 2 de março, a 35.ª edição das Jornadas de Gastronomia – Coruche à Mesa,…

Ciclo de debates autárquicos chega às 200 mil visualizações e termina hoje com o concelho de Santarém

O ciclo de debates autárquicos promovido pelos jornais O Almeirinense, Correio do Ribatejo e Rede Regional, em parceria com as rádios RCA Ribatejo (104.0…

Reitor de Fátima lembra afetados pela guerra em missa de imposição de cinzas

O reitor do Santuário de Fátima lembrou hoje os afectados pela guerra na Ucrânia, num dia marcado pela jornada mundial de oração e jejum…