A União de Freguesias de S. Vicente do Paul e Vale Figueira, aprovou por unanimidade a desagregação da união de freguesias, em sessão de assembleia extraordinária, na quarta-feira, 12 de Outubro. O próximo passo é o processo ser votado em sessão de Assembleia Municipal para dar início ao pedido de desagregação junto do Governo Central.

O processo visa reverter as alterações feitas em 2013, pela denominada “Lei Relvas” que uniu várias freguesias do país. Os processos de desagregação de freguesias têm de ser oficializados até ao final de 2022. Esta desagregação tem de corresponder a critérios mínimos, como ter um edifício sede e pelo menos um funcionário com vínculo de emprego público, existência de equipamentos culturais e desportivos, ter no mínimo 750 eleitores (número que baixa para 250 nas freguesias do interior) ou não ter uma área superior a 25 por cento da área do município.

Leia também...

Carro abalroado por comboio no Cartaxo

Um abalroamento ferroviário causou um ferido em Vila Chã de Ourique, no Cartaxo, esta quinta-feira. O alerta para o acidente foi dado pelas 13:26.…

Proteção Civil registou 994 ocorrências até às 00:00

 A Proteção Civil registou 994 ocorrências relacionadas com o mau tempo até às 00:00 de hoje em Portugal continental, destacando-se as quedas de árvores…

ASAE apreendeu mais de 40 mil euros em peças de automóveis em operação que passou por Santarém

A Autoridade Nacional de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou que apreendeu 680 peças de automóveis em fim de vida, num valor aproximado de…

Aeroporto: Regiões de Leiria e de Coimbra, Médio Tejo e Beira Baixa defendem Santarém como escolha ideal 

As comunidades intermunicipais (CIM) das regiões de Leiria e de Coimbra, e também do Médio Tejo e da Beira Baixa defenderam hoje, numa declaração…