A União de Freguesias de S. Vicente do Paul e Vale Figueira, aprovou por unanimidade a desagregação da união de freguesias, em sessão de assembleia extraordinária, na quarta-feira, 12 de Outubro. O próximo passo é o processo ser votado em sessão de Assembleia Municipal para dar início ao pedido de desagregação junto do Governo Central.

O processo visa reverter as alterações feitas em 2013, pela denominada “Lei Relvas” que uniu várias freguesias do país. Os processos de desagregação de freguesias têm de ser oficializados até ao final de 2022. Esta desagregação tem de corresponder a critérios mínimos, como ter um edifício sede e pelo menos um funcionário com vínculo de emprego público, existência de equipamentos culturais e desportivos, ter no mínimo 750 eleitores (número que baixa para 250 nas freguesias do interior) ou não ter uma área superior a 25 por cento da área do município.

Leia também...

Assembleia de Investigadores com conferência sobre a presença portuguesa em Macau

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Santarém será palco, no próximo dia 6 de Fevereiro, pelas 18h30, da Assembleia de Investigadores n.º 215,…

“As pessoas de Amiais são muito ligadas ao desporto, são de facto um povo único e especial!”

António Rei é o carismático director desportivo do Clube Desportivo Amiense e conta com um currículo no futebol de fazer inveja aos mais jovens.…

Posto de turismo de Vila Nova da Barquinha com kit de boas práticas de acessibilidade em multiformato

O Posto de Turismo de Vila Nova da Barquinha já tem um ‘kit’ de boas práticas de acessibilidade em multiformato com novos suportes de…

Santarém recebe VII Encontro de Internos de Medicina Geral e Familiar da Lezíria

A Associação de Médicos Internos da Lezíria de Medicina Geral e Familiar está a realizar até ao dia 3 de Junho, o VII Encontro…