A União de Freguesias de S. Vicente do Paul e Vale Figueira, aprovou por unanimidade a desagregação da união de freguesias, em sessão de assembleia extraordinária, na quarta-feira, 12 de Outubro. O próximo passo é o processo ser votado em sessão de Assembleia Municipal para dar início ao pedido de desagregação junto do Governo Central.

O processo visa reverter as alterações feitas em 2013, pela denominada “Lei Relvas” que uniu várias freguesias do país. Os processos de desagregação de freguesias têm de ser oficializados até ao final de 2022. Esta desagregação tem de corresponder a critérios mínimos, como ter um edifício sede e pelo menos um funcionário com vínculo de emprego público, existência de equipamentos culturais e desportivos, ter no mínimo 750 eleitores (número que baixa para 250 nas freguesias do interior) ou não ter uma área superior a 25 por cento da área do município.

Leia também...

A Chamusca está em Ascensão

A Chamusca já está a viver uma das maiores festas da lezíria ribatejana, a tradicional Ascensão 2024, que se prolonga até ao próximo dia…

Atendimento ao Consumidor dias 04 e 18 de Abril

O atendimento do jurista da DECO realiza-se nos dias 04 e 18 de Abril, das 09h30 às 12h30, nas instalações da Ex Escola Prática…

Dia Nacional de Minibasquete em Santarém

A Associação Basquetebol de Santarém em conjunto com Santarém Basket e com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, Empresa Municipal “Viver Santarém” e…

Autarquias contestam devolução do IMT a fundos imobiliários

O presidente da Câmara de Santarém disse hoje que a Associação Nacional de Municípios (ANMP) está a “verificar” a devolução do IMT a fundos…