A União de Freguesias de S. Vicente do Paul e Vale Figueira, aprovou por unanimidade a desagregação da união de freguesias, em sessão de assembleia extraordinária, na quarta-feira, 12 de Outubro. O próximo passo é o processo ser votado em sessão de Assembleia Municipal para dar início ao pedido de desagregação junto do Governo Central.

O processo visa reverter as alterações feitas em 2013, pela denominada “Lei Relvas” que uniu várias freguesias do país. Os processos de desagregação de freguesias têm de ser oficializados até ao final de 2022. Esta desagregação tem de corresponder a critérios mínimos, como ter um edifício sede e pelo menos um funcionário com vínculo de emprego público, existência de equipamentos culturais e desportivos, ter no mínimo 750 eleitores (número que baixa para 250 nas freguesias do interior) ou não ter uma área superior a 25 por cento da área do município.

Leia também...

Aeroporto de Santarém vai beneficiar toda a região Centro

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, abriu finalmente o livro sobre a possibilidade de ver construído um aeroporto no concelho de Santarém,…

Casal detido pela PSP por suspeita de tráfico de droga

Um homem de 50 anos e uma mulher de 49 anos foram detidos pela PSP, no passado 22 de Abril, por suspeita de tráfico…

Biblioteca Municipal de Torres Novas recebe Recital «A poesia é uma arma carregada de futuro»

No âmbito do Dia Mundial da Poesia, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) vai promover, no dia 22 de Março a partir das…

Tomar é membro efetivo da APTCVC

Na sexta-feira, dia 15 de novembro, decorreu no Centro Cultural do Redondo, a Assembleia Geral Ordinária da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de…