A União de Freguesias de S. Vicente do Paul e Vale Figueira, aprovou por unanimidade a desagregação da união de freguesias, em sessão de assembleia extraordinária, na quarta-feira, 12 de Outubro. O próximo passo é o processo ser votado em sessão de Assembleia Municipal para dar início ao pedido de desagregação junto do Governo Central.

O processo visa reverter as alterações feitas em 2013, pela denominada “Lei Relvas” que uniu várias freguesias do país. Os processos de desagregação de freguesias têm de ser oficializados até ao final de 2022. Esta desagregação tem de corresponder a critérios mínimos, como ter um edifício sede e pelo menos um funcionário com vínculo de emprego público, existência de equipamentos culturais e desportivos, ter no mínimo 750 eleitores (número que baixa para 250 nas freguesias do interior) ou não ter uma área superior a 25 por cento da área do município.

Leia também...

Hospitais do CHMT festejam o Natal fora de portas

Pela primeira vez na história do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), a Festa de Natal das três unidades vai realizar-se fora de portas…

Mau tempo: Regiões do norte e centro com chuva forte e persistente na sexta e sábado

Por causa da chuva forte, o IPMA já emitiu aviso laranja para as regiões do norte e centro entre as 03h00 de sexta-feira e…

Grandes nomes do mercado apostam no entretenimento para cativar consumidores

A forma como o consumidor se comporta define os seus gostos e as suas preferências ao longo da chamada Jornada de Compra. O objetivo…

Abriu o novo gatil municipal em Santarém

A Câmara de Santarém abriu um novo gatil municipal, nas instalações do Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém (CROAS), melhorando as condições…