A União de Freguesias de S. Vicente do Paul e Vale Figueira, aprovou por unanimidade a desagregação da união de freguesias, em sessão de assembleia extraordinária, na quarta-feira, 12 de Outubro. O próximo passo é o processo ser votado em sessão de Assembleia Municipal para dar início ao pedido de desagregação junto do Governo Central.

O processo visa reverter as alterações feitas em 2013, pela denominada “Lei Relvas” que uniu várias freguesias do país. Os processos de desagregação de freguesias têm de ser oficializados até ao final de 2022. Esta desagregação tem de corresponder a critérios mínimos, como ter um edifício sede e pelo menos um funcionário com vínculo de emprego público, existência de equipamentos culturais e desportivos, ter no mínimo 750 eleitores (número que baixa para 250 nas freguesias do interior) ou não ter uma área superior a 25 por cento da área do município.

Leia também...

Avisos de agitação marítima prolongados até às 24:00 de quinta-feira em todo o continente

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até às 24:00 de quinta-feira os avisos meteorológicos amarelos relativos a agitação marítima em…

A evolução do desporto em que apostar em Portugal

Com a criação da Secretaria de Regulação e Inspeção de Jogos em Portugal, e a chegada de um novo sistema de licenciamento para operadores,…

Dezasseis concelhos do interior Centro em perigo muito elevado de incêndio

Dezasseis concelhos do interior Centro e da região do Algarve estão hoje em perigo muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar…

Dadores de Sangue de Pernes organizam recolha na Casa do Campino

O Grupo de Dadores de Sangue de Pernes (GDSP) e o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) vão proceder a um recolha de…