A União de Freguesias de S. Vicente do Paul e Vale Figueira, aprovou por unanimidade a desagregação da união de freguesias, em sessão de assembleia extraordinária, na quarta-feira, 12 de Outubro. O próximo passo é o processo ser votado em sessão de Assembleia Municipal para dar início ao pedido de desagregação junto do Governo Central.

O processo visa reverter as alterações feitas em 2013, pela denominada “Lei Relvas” que uniu várias freguesias do país. Os processos de desagregação de freguesias têm de ser oficializados até ao final de 2022. Esta desagregação tem de corresponder a critérios mínimos, como ter um edifício sede e pelo menos um funcionário com vínculo de emprego público, existência de equipamentos culturais e desportivos, ter no mínimo 750 eleitores (número que baixa para 250 nas freguesias do interior) ou não ter uma área superior a 25 por cento da área do município.

Leia também...

Bombeiros Municipais do Cartaxo estão em Monchique desde domingo

Elementos do Corpo de Bombeiros Municipais do Cartaxo e um veículo de combate a incêndios florestais estão em Monchique desde domingo. Os Bombeiros Municipais…

Alpiarça recebeu Gala de Abertura da “Cidade do Vinho 2024”

A Quinta da Atela, em Alpiarça, recebeu, na noite de ontem, a Gala de Abertura da “Cidade do Vinho 2024”, iniciativa que decorrerá durante…

Município de Santarém reforça investimento nas Juntas de Freguesia

A Câmara Municipal de Santarém (CMS) e as 18 Juntas de Freguesia assinaram esta sexta-feira, 5 de maio, o aditamento aos Contratos Interadministrativos de…

‘Agri e doce…’, por Ricardo Segurado

O país comemorou na passada segunda-feira, pelo quadragésimo oitavo ano, o 25 de abril. Após um período de 2 anos em Pandemia, regressaram, um…