A União de Freguesias de S. Vicente do Paul e Vale Figueira, aprovou por unanimidade a desagregação da união de freguesias, em sessão de assembleia extraordinária, na quarta-feira, 12 de Outubro. O próximo passo é o processo ser votado em sessão de Assembleia Municipal para dar início ao pedido de desagregação junto do Governo Central.

O processo visa reverter as alterações feitas em 2013, pela denominada “Lei Relvas” que uniu várias freguesias do país. Os processos de desagregação de freguesias têm de ser oficializados até ao final de 2022. Esta desagregação tem de corresponder a critérios mínimos, como ter um edifício sede e pelo menos um funcionário com vínculo de emprego público, existência de equipamentos culturais e desportivos, ter no mínimo 750 eleitores (número que baixa para 250 nas freguesias do interior) ou não ter uma área superior a 25 por cento da área do município.

Leia também...

Câmara de Sardoal abre candidaturas do Orçamento Participativo do Município

A Câmara Municipal de Sardoal abriu, entre 1 e 31 de Março, as candidaturas para o terceiro Orçamento Participativo do Município. Segundo a autarquia,…

Condutores de tractores obrigados a formação a partir de 2021

Os condutores de veículos agrícolas são a partir de Fevereiro de 2021 obrigados a ter formação específica, não bastando carta de condução ou licença,…

Câmara investe no aeródromo da cidade

A Câmara Municipal de Santarém investiu recentemente cerca de 300 mil euros na recuperação do aeródromo de Santarém, um investimento que irá permitir num…

Sardoal aprova gratuitidade de refeições escolares até ao 3.º ciclo

A Câmara Municipal de Sardoal, em reunião realizada a 20 de Dezembro último, aprovou por unanimidade a proposta, apresentada pelo Presidente da Autarquia, Miguel…