A União de Freguesias de S. Vicente do Paul e Vale Figueira, aprovou por unanimidade a desagregação da união de freguesias, em sessão de assembleia extraordinária, na quarta-feira, 12 de Outubro. O próximo passo é o processo ser votado em sessão de Assembleia Municipal para dar início ao pedido de desagregação junto do Governo Central.

O processo visa reverter as alterações feitas em 2013, pela denominada “Lei Relvas” que uniu várias freguesias do país. Os processos de desagregação de freguesias têm de ser oficializados até ao final de 2022. Esta desagregação tem de corresponder a critérios mínimos, como ter um edifício sede e pelo menos um funcionário com vínculo de emprego público, existência de equipamentos culturais e desportivos, ter no mínimo 750 eleitores (número que baixa para 250 nas freguesias do interior) ou não ter uma área superior a 25 por cento da área do município.

Leia também...

Apartamento arde em Santarém

Um incêndio deflagrou ao início da noite desta quarta-feira, 9 de Janeiro, num apartamento na Praceta Augusto Costa, em Santarém. Segundo o Correio do…

Pedidos de ajuda à Linha Internet Segura da APAV aumentaram 575,49% em 2020

Os pedidos de ajuda à Linha Internet Segura da APAV, para apoio a vítimas de cibercrime e denúncia de conteúdos ilegais, aumentaram 575,49% entre…

Café concerto na Ribeira de Santarém esta sexta-feira

No âmbito da promoção do diálogo intercultural e combate ao racismo, bem como aos estereótipos associados ao território, este ano o projecto Agir+ irá…

Salvaterra de Magos dinamiza Feira do Livro de Natal

A Feira do Livro de Natal de Salvaterra de Magos abre no próximo sábado, 29 de novembro, na Biblioteca Municipal com atividades dinamizadas pela atriz Susana João e…