O Festival Gastronómico “Sabores do Campo e da Charneca Ribatejana” foi inaugurado esta manhã no parque do Carril, em Alpiarça, numa cerimónia que contou com as presenças da presidente do Município, Sónia Sanfona e do vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Pedro Beato.

Até amanhã, o Parque do Carril, junto à Vala Real de Alpiarça, recebe o que de melhor se confecciona no concelho no que toca à gastronomia regional, numa homenagem à tradição e aos produtos da região.

Com um foco especial na sustentabilidade, o festival opta por um kit de barro, em vez de louça plástica, para preservar as raízes de sabor e promover uma experiência única, ecológica e sustentável.

Para Sónia Sanfona, o evento “apela às nossas raízes e memórias, trazendo à mesa os pratos que os nossos antepassados confeccionavam, e promovendo uma dieta saudável e mediterrânea com os nossos produtos locais”.

A Entidade Regional de Turismo apoia o festival.

O espaço dispõe de um écran gigante para acompanhar as emoções do Euro e um palco por onde passarão artistas animação de rua e DJ’s.

Cozinheiros locais dão a provar pratos tradicionais do Ribatejo, como ‘carneiro à moda de Alpiarça’, ‘bacalhau assado com miga fervida’, ‘molhinhos com feijão branco’ e ‘sopas do campo’. Destaque ainda para a doçaria tradicional, incluindo patudos, quadradinhos de Alpiarça, SS de amêndoa e ferraduras.

O festival pretende ainda evidenciar o melão Manuel António com grande importância na economia local.

Este domingo, dia 23, terá lugar a 1.ª Mini e Meia Maratona “Alpiarça Terra de Melão”, com início às 9h00 no Parque do Carril.

Leia também...

PSP deteve homem por tráfico de droga

A PSP do Cartaxo deteve hoje um homem por suspeitas de tráfico…

Jovem atleta de patinagem artística sem apoios para ir a provas internacionais

Salvador Amorim é atleta de Patinagem Artística e foi selecionado para participar…
Foto de arquivo

Novo ano pastoral é “desafiador” para a Igreja Católica portuguesa

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considerou hoje “desafiador” o ano…

PICTORIN quer “quebrar a monotonia da cidade” através da Arte

Quinze artistas plásticos de seis países participam, de 1 a 10 de…