O Festival Gastronómico “Sabores do Campo e da Charneca Ribatejana” foi inaugurado esta manhã no parque do Carril, em Alpiarça, numa cerimónia que contou com as presenças da presidente do Município, Sónia Sanfona e do vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Pedro Beato.

Até amanhã, o Parque do Carril, junto à Vala Real de Alpiarça, recebe o que de melhor se confecciona no concelho no que toca à gastronomia regional, numa homenagem à tradição e aos produtos da região.

Com um foco especial na sustentabilidade, o festival opta por um kit de barro, em vez de louça plástica, para preservar as raízes de sabor e promover uma experiência única, ecológica e sustentável.

Para Sónia Sanfona, o evento “apela às nossas raízes e memórias, trazendo à mesa os pratos que os nossos antepassados confeccionavam, e promovendo uma dieta saudável e mediterrânea com os nossos produtos locais”.

A Entidade Regional de Turismo apoia o festival.

O espaço dispõe de um écran gigante para acompanhar as emoções do Euro e um palco por onde passarão artistas animação de rua e DJ’s.

Cozinheiros locais dão a provar pratos tradicionais do Ribatejo, como ‘carneiro à moda de Alpiarça’, ‘bacalhau assado com miga fervida’, ‘molhinhos com feijão branco’ e ‘sopas do campo’. Destaque ainda para a doçaria tradicional, incluindo patudos, quadradinhos de Alpiarça, SS de amêndoa e ferraduras.

O festival pretende ainda evidenciar o melão Manuel António com grande importância na economia local.

Este domingo, dia 23, terá lugar a 1.ª Mini e Meia Maratona “Alpiarça Terra de Melão”, com início às 9h00 no Parque do Carril.

Leia também...

Imagem da Virgem de Fátima visita a Nicarágua a partir de Janeiro

Uma imagem oficial da Virgem de Fátima vai estar na Nicarágua a…

Relógios atrasam uma hora na próxima madrugada

Portugal vai atrasar os relógios uma hora na próxima madrugada, dando início…
Foto de arquivo

Fecho da central do Pego fez baixar 70% das emissões de CO2 em Abrantes

A ministra da Coesão Territorial disse que o fecho da central a…

ASAE fiscalizou bares e discotecas na região e instaurou vários processos de contra-ordenação

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 103 processos de contra-ordenação,…