As novas medidas para conter a pandemia de covid-19 entraram em vigor às 00h00 de dia 25 de Dezembro, face à ameaça da nova variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2, que pode ser responsável por cerca de 90% das infecções no final do ano.

As novas medidas foram decididas na terça-feira num Conselho de Ministros extraordinário e surgem cerca de um mês depois de o Governo ter, em 25 de Novembro, aprovado uma estratégia de prevenção e combate à pandemia, mas que o surgimento recente da Ómicron obrigou a actualizar.

Muitas das medidas foram antecipadas face ao que tinha sido aprovado no Conselho de Ministros de 25 de Novembro, como a “semana de contenção” após o Ano Novo, que foi alargada, vigorando a partir de dia 25 de Dezembro até 9 de Janeiro, e que inclui o regresso ao teletrabalho obrigatório.

Também o encerramento de creches e ateliês de tempos livres (ATL), que estava previsto para a “semana de contenção” entre 03 e 09 de Janeiro, foi antecipado para ontem, com o Governo a assegurar o apoio às famílias.

As discotecas e bares com espaço de dança vão voltar a fechar, depois da reabertura em Outubro ao fim de 18 meses encerradas.

Passou a ser obrigatório um teste negativo para o acesso a hotéis e estabelecimentos de alojamento local, assim como para eventos empresariais e ainda festas familiares, como casamentos ou baptizados.

O acesso a eventos desportivos e culturais dependerá também da apresentação de teste negativo ao coronavírus, independentemente do número de espectadores.

A lotação dos espaços comerciais passa a estar limitada a uma pessoa por cada cinco metros quadrados para evitar ajuntamentos que acontecem na semana a seguir ao Natal para trocas de presentes.

Portugal Continental está em situação de calamidade desde 01 de Dezembro devido ao aumento do número de casos.

Leia também...

Marques de Sá da Bandeira homenageado em Santarém

A Câmara Municipal de Santarém e a Academia Militar homenagearam o Marquês…

Santarém com Wi-fi gratuito no Centro histórico

  A Câmara Municipal de Santarém implementou um sistema de Wi-fi “inteligente”…

500 crianças na recriação da vila medieval de Coruche

Cerca de 500 crianças das escolas do primeiro ciclo e jardins-de-infância do…

Antigos alunos e professores da Agrária contestam degradação do espaço

Antigos alunos e professores da Escola Superior Agrária de Santarém reuniram- se,…