Estará patente, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, entre os dias 8 e 27 de Abril, a exposição “A importância dos rádios e da Rádio no 25 de Abril de 1974“.

Este evento que pretende realçar a importância que tiveram as emissões de rádio e as reportagens efectuadas no desenrolar das operações do 25 de Abril de 1974, terá um momento especial, no dia 20 de Abril, pelas 16 horas, em que se promove um “Encontro de Memórias/Conversa com personalidades da rádio e militares que participaram nas operações do 25 abril de 1974″. Para esta conversa estão convidadas diversas personalidades entre as quais estão confirmadas as presenças de João Paulo Diniz (jornalista/locutor à época e responsável pela emissão da 1ª senha), do Cor. João Andrade da Silva, do Cor. Garcia Correia e do Sarg. Miliciano Victor Pássaro.

No contexto de uma exposição de equipamentos de comunicações militares e de recetores de radiodifusão de meados do século passado, que permitiram à população seguir a evolução dos acontecimentos, são ouvidas as senhas da revolução de Abril, os comunicados do MFA, as intervenções dos repórteres e radialistas da altura, num ambiente sugestivo que nos transporta àquele dia histórico. Paralelamente destaca-se a importância dos rádios e da atividade técnico científica relacionada com o radioamadorismo.

Também na semana em que se comemora o 50º aniversário do 25 de Abril em Santarém e com especial enfoque no dia 25, na sede da Associação de Radioamadores do Ribatejo (ARR) na ex Escola Prática de Cavalaria de Santarém, há lugar a diversas iniciativas relacionadas com o radioamadorismo, incluindo a operação da estação de rádio amador da ARR com um indicativo especial, integrada numa atividade promovida por uma associação congénere (ARRLx – Associação de Radioamadores da Região de Lisboa) e que permitirá comunicações através das ondas de rádio entre instalações militares que foram decisivas no 25 de Abril de 1974, nomeadamente a Escola Prática de Cavalaria de Santarém, o Regimento de Transmissões em Sapadores, o Quartel da GNR no Carmo e o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas na Pontinha.

O evento aberto à população em geral dedicará aos jovens e grupos escolares um acompanhamento didático adequado dando realce aos aspetos que levaram à revolução do 25 de Abril e no aspeto técnico à evolução na área das tecnologias da radioeletricidade e da eletrónica.

O evento é promovido pela Associação de Radioamadores do Ribatejo em parceria com a Associação Salgueiro Maia, com a colaboração da QSP-Revista de Rádio e Comunicações e com o apoio institucional do Município de Santarém e de Santarém Cultura.

Leia também...

Alvega e Concavada vai ter eleições intercalares em 27 de Março

Eleitos do PS renunciaram ao mandato por propostas de formação do executivo serem chumbadas.

Dois Vinhos do Tejo em destaque no TOP 10 Vinhos Portugueses

Os Vinhos do Tejo voltam a estar de parabéns, desta feita por se destacarem com duas referências no TOP 10 Vinhos Portugueses, promovido pela…

Municípios de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém eleitos Cidade do Vinho 2024

A eleição da Cidade do Vinho 2024 decorreu em Sabrosa, na Assembleia Intermunicipal da AMPV, no dia em que a AMPV também assinala o…

Projectos estruturantes e qualidade de vida marcam orçamento de Abrantes em 2019

Projectos “estruturantes para Abrantes e para a região” e um “investimento continuado na qualidade de vida” das pessoas marcam o orçamento de 2019 do…