A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprovou na quarta-feira, 30 de Outubro, por maioria, com os votos a favor dos eleitos do PS e um voto contra do Bloco de Esquerda, o Orçamento, Grandes Opções do Plano e Plano Plurianual de Investimentos para o ano 2020, com um valor de 12,6 milhões de euros.

Numa nota enviada ao Correio do Ribatejo, o presidente da Câmara Municipal, Hélder Manuel Esménio explica que “chegamos a um orçamento semelhante aos valores de 2017, 2018 e 2019, evidenciando bem que com esta gestão o trabalho autárquico se faz em todos os anos de mandato e não é concentrado nos anos eleitorais”.

A autarquia fixou em 0.35 a taxa de IMI para 2020, quase 25% abaixo do limite legal, e uma derrama de taxação zero para as micro e pequenas empresas e de 1% para as empresas com volume de negócios superior a 150.000 euros, uma redução de 33% em relação ao limite definido por lei.

“Mantém-se a preocupação de não gerar aumento significativo da dívida municipal, que seja insustentável”, assim como “continuar a primar por um prazo médio de pagamento aos empreiteiros e fornecedores que não chegue aos 30 dias”, acrescenta Hélder Manuel Esménio na mesma nota.

A Câmara Municipal pretende concretizar em 2020 a construção de vias pedonais (rede pluvial, passeios e estacionamentos) na EN 114-3 em Várzea Fresca (Foros de Salvaterra), cujo valor de investimento será de 440.000 euros. A autarquia afirma ainda que será concluída também no próximo ano a pavimentação da Rua Pinhal dos Mouros, que se situa na zona industrial de Salvaterra de Magos, obra orçada em 340.000 euros.

Com a previsível aprovação da candidatura a fundos comunitários da Regeneração Urbana, a Câmara Municipal vai reabilitar a antiga Escola “O Século”, situada no centro histórico da sede de concelho, um edifício centenário cuja intervenção rondará os 550.000 euros. Igual cuidado recebe a antiga EB1 situada na Rua Armindo Jesus, em Muge, cujas obras de ampliação e requalificação em Escola de Música de Muge, terá o seu termo em 2020.

Outro investimento vultuoso é a substituição de 4400 iluminárias de vapor de sódio na rede de iluminação pública pela aplicação de tecnologia LED, investimento que atingirá os 800.000 euros e cujo custo será amortizado em nove anos com verbas provenientes da poupança energética estimada.

É garantida no próximo ano a conclusão da obra do Espaço Jackson (auditório, biblioteca, átrio de exposições e pátio de colectividades), bem como iniciada a remodelação integral dos balneários do Campo dos Carvalhos, também na Glória do Ribatejo, obra que será feita com verbas da Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Instituto Português do Desporto e Juventude.

O presidente da Câmara Municipal salientou também que “será elaborado o projecto técnico de requalificação da EB 1 e JI em Núcleo Escolar da Glória do Ribatejo, findo o qual será apresentada candidatura a apoio no âmbito do Portugal 2020. Igual estratégia vai ser seguida para o projecto, que está a ser desenvolvido, para a construção de vias pedonais no troço da EN 367 compreendido entre a Rua Narciso Santos e a Estrada da Cerâmica em Marinhais”.

A autarquia vai continuar a ter equipas municipais em todas as freguesias, as quais vão realizando um conjunto de arranjos urbanísticos, com construção de pluviais, assentamento de lancis, execução de passeios e de novos estacionamentos, tarefas importantes para a melhoria do dia-a-dia das populações.

No orçamento para 2020 serão mantidos os apoios financeiros aos clubes desportivos, associações, IPSS’s e Juntas de Freguesia e, sempre que seja possível, as cedências gratuitas de transporte municipal (às IPSS’s e coletividades).

“O apoio concedido aos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos será novamente reforçado, quer com as mensalidades da nova ambulância adquirida, que suportamos na íntegra, quer com a atribuição dos montantes necessários para fazer face à constituição da Equipa de Intervenção Permanente (EIP), fundamental para a melhoria do serviço que a Associação Humanitária presta às nossas populações”, refere Hélder Manuel Esménio.

Ao nível das despesas, a iluminação pública e a ampliação da rede existente, a recolha e tratamento de resíduos, a higiene pública, as despesas com pessoal, a renovação da frota automóvel e de máquinas, assim como a cultura e o desporto, o turismo e as actividades económicas, a acção social, a educação e a acção social escolar assumem importância muito relevante, destacando-se ainda o aumento em 20% do número de bolsas de estudo que a Câmara Municipal atribui anualmente, agora a 40 famílias de alunos que frequentem o ensino superior.

A proposta de Orçamento, Grandes Opções do Plano e Plano Plurianual de Investimentos para 2020 vai agora ser submetida à Assembleia Municipal marcada para 26 de Novembro.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…