A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos viabilizou a instalação de centrais fotovoltaicas no concelho que vão permitir a redução de milhares de toneladas de emissões de CO2 e a ‘exportação’ de energia a partir do concelho.

A autarquia viabilizou o projecto de instalação de uma central fotovoltaica, em Marinhais, que se soma a uma outra que está a ser construída na freguesia do Granho. Cada uma delas tem uma potência a instalar de 25Mw, o que permitirá uma produção de energia de 53 GWh por ano, passando o concelho de Salvaterra de Magos a ser “exportador” de energia, uma vez que cada instalação produz o equivalente a 75% do consumo verificado no concelho.

A central fotovoltaica de Marinhais, ora licenciada, deverá estar concluída no decurso do corrente ano e assegurará ainda a possibilidade de as escolas e a comunidade local poderem realizar visitas de estudo à unidade, durante as quais serão distribuídos folhetos informativos e de sensibilização ambiental.

O Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, congratula-se com os projectos, “uma vez que estes encaixam na estratégica municipal de combate às alterações climáticas e incremento da eficiência energética – e da qual faz parte, entre outras medidas, a adopção de tecnologia led para a iluminação e edifícios públicos municipais – sendo que estas centrais vão contribuir, quando entrarem em funcionamento, para a redução de 40 mil toneladas de emissões de CO2 por ano”.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…