Santa Casa promove IX Ciclo de Conferências em Economia Social

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém e José Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, participaram esta manhã, dia 6 de Maio, na Sessão de Abertura do IX Ciclo de Conferências em Economia Social “Família(s)- Um Olhar Integrador nas Organizações de Economia Social”, que está a decorrer no Teatro Sá da Bandeira, promovido pela SCMS – Santa Casa da Misericórdia de Santarém e que também conta com a participação de Mário Rebelo, Provedor da SCMS.

Esta iniciativa que tem como objectivo promover uma reflexão e debate que enriqueça a intervenção diária das Instituições do sector da economia social, para quem as Famílias são um parceiro indiscutível, prossegue, até final da tarde, com intervenções sobre a “Perspectiva Sociológica da Família”, a cargo de Luís Capucha, Docente no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, “Família(s) e Organizações de Economia Social: Pensar a Co Construção do Cuidar”, por Madalena Alarcão, Docente da Universidade de Coimbra.

A sessão prossegue durante a tarde, às 14h30, com Roque Amaro – Docente no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, com uma apresentação sobre “As respostas da Economia Social e Solidária aos desafios da Família – Empreendedorismo ou Emancipação?”, “O Regime do Maior Acompanhado – um novo olhar sobre a pessoa e a família”, por Ana Rita Pecorelli, Procuradora da República, do Centro de Estudos Judiciários.

Pelas 15h30, Álvaro Cidrais, Investigador da Universidade Lusíada de Lisboa e Coordenador Técnico da RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social, apresenta “Famílias – Potencial para as Organizações de Economia Social”.

A partir das 16h00 tem lugar um debate, moderado por Luís Valente, Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém. Às 16h30 tem lugar a sessão de encerramento, a cargo de Renato Possante Bento, Director do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS