As sétimas Jornadas de Museologia nas Misericórdias vão realizar-se no próximo dia 03 de Junho em Santarém, numa iniciativa da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

O encontro, que vai decorrer na Igreja da Misericórdia de Santarém, “pretende reflectir sobre a realidade e as potencialidades do património museológico detido em todo o país pelas Misericórdias”, refere uma nota de divulgação do evento.

Em Portugal, as Misericórdias possuem cerca de 80 espaços museológicos (museus, casas museu, núcleos museológicos, centros interpretativos, centros de memória, espaços musealizados, colecções visitáveis, entre outros).

Em discussão estarão questões como as boas práticas para a protecção e conservação deste património, e os desafios e as oportunidades que a oferta cultural disponibilizada pelas Misericórdias representa para o desenvolvimento do turismo, para a coesão do território, para a sustentabilidade destas instituições e para a afirmação da sua identidade secular, acrescenta.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…