Santarém adere à Semana Europeia da Mobilidade

A Câmara Municipal de Santarém submeteu com êxito à Comissão Europeia a sua proposta de adesão à Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que decorre de 16 a 22 de Setembro, com actividades dedicadas ao ambiente e à mobilidade sustentável.

A edição deste ano tem como slogan “Caminha Connosco”, o qual pretende evidenciar que caminhar e pedalar, em segurança, traz muitos benefícios à saúde e ao Ambiente, contribuindo para reduzir as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) e para aumentar a qualidade do Ar. Modos de transporte activos, como andar a pé e a utilização da bicicleta, são livres de emissões de CO2 e contribuem fortemente para manter os nossos corações e corpos saudáveis.

O Município de Santarém organizou uma semana dedicada ao tema com diversas iniciativas. A primeira iniciativa decorre no dia 16 de Setembro, pelas 18 horas, na Casa do Ambiente, no edifício da Sala de Leitura Bernardo Santareno, com uma caminhada até à Ribeira de Santarém intitulada “Caminha Connosco até ao rio”.

Durante esta semana, de terça-feira a sexta-feira, os munícipes são convidados a caminhar pelas ruas da cidade de Santarém, na iniciativa “Caminha Connosco pela cidade”. Na terça-feira, quinta-feira e sexta-feira, a iniciativa inicia-se pelas 21h15 no Jardim da República, junto ao coreto, e será orientada pelos pace.makers runnig club. Na quarta-feira, os Scalabis Night Runnes (SNR) organizam uma caminha inclusiva em parceria com o Instituto Politécnico de Santarém, com saída da sede dos SNR, no Campo Emílio Infante da Câmara, pelas 21h.

No dia 18 de Setembro, realiza-se pelas 14h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a conferência “Os actuais desafios ambientais das cidades”. Para terminar o dia, os Scalabitrilhos orientam os participantes do “Pedala Connosco”, durante o percurso de bicicleta pela cidade de Santarém, que terá início pelas 20 horas, na Praça do Município.

No dia 20, 21 e 22 de Setembro realizam-se diversas caminhadas pelas Freguesias do Concelho, que aderiram à SEM e, aceitaram o desafio de realizar um “Caminha Connosco pela Freguesia”, designadamente: Abrã, Arneiro das Milhariças, Azóia de Cima e Tremês, Póvoa da Isenta, Romeira e Várzea e, S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira. Para mais informações e para realizar a inscrição nesta iniciativa, os munícipes interessados devem contactar a respectiva Junta/União de Freguesia aderente.

No dia 21, o programa da SEM começa, pelas 9 horas, desafiando os munícipes a viver o Tejo, com mais uma edição do percurso de interpretação ambiental TEJOAlive, que se realiza da Ribeira de Santarém a Caneiras. Este ano a actividade TEJOAlive, além do percurso pedestre de 6,5km, contempla um TEJOAlive inAqua, onde é dada a possibilidade aos participantes de descerem o rio Tejo de canoa, da Ribeira de Santarém até Caneiras, acompanhados por monitores do Clube de Canoagem Scalabitano. As inscrições no TEJOAlive podem ser realizadas até dia 12 de Setembro, no site do município (www.cm-santarem.pt), tendo as mesmas um custo de 10€ por pessoa.

A SEM culmina a 22 de Setembro, com o Dia Europeu Sem Carros e, para assinalar este dia, a Praça do Município fica limitada ao tráfego automóvel, das 8 às 22 horas.

Neste mesmo dia, pelas 9h30 no Largo do Seminário, decorrerá mais um “Pedala Connosco” orientado pelos Tradições BTT Team.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS