O Município de Santarém vai assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, nos próximos dias seis e oito de Outubro, com diversas iniciativas que vão decorrer no W Shopping, na Escola Superior de Saúde de Santarém e na Sala de Leitura Bernardo Santareno, adianta a Câmara Municipal de Santarém em comunicado.
De acordo com a nota de imprensa, a sessão de abertura das comemorações terá início no dia seis de Outubro, às 11h00, no W Shopping, no 2º Piso, e contará com a participação da Câmara Municipal de Santarém, de Filipa Martinho, Diretora da Associação A Farpa, de Paula Pinheiro, Presidente da Direção da Associação r.INseRIR, sedeada no Departamento de Psiquiatria do HDS – Hospital Distrital de Santarém e de Pedro Marques, Presidente do Conselho de Administração da ULS da Lezíria.
Pelas 11h30 será inaugurada a Exposição “Ser Cor”, com curadoria de Sofia Branquinho, no 1º Piso do W Shopping, que contará com trabalhos de pintura, elaborados, no âmbito das atividades das associações A Farpa e r.INseRIR.
No dia oito, das 10h00 às 12h00, o Auditório Professora Maria de Lurdes Asseiro, da Escola Superior de Saúde de Santarém, acolherá uma Sessão com estudantes do 10º ano, sobre “Dependências sem substâncias: o risco de estar on-line”, que também contará com a participação de Daniela Martinho, Psicóloga, de Marco Duarte, Psiquiatra e de Tata Martins, Ciclista de pista e na estrada e Campeã da Europa no Scratch (sujeito a confirmação).
Das 15h00 às 18h00, a Sala de Leitura Bernardo Santareno acolherá a Sessão “Como lidar com situações difíceis”, a cargo de Patrícia Januário, Psicóloga e de João Carlos Melo, Psiquiatra. Esta sessão contará com a participação de professores e encarregados de educação (sessão de Formação, de curta duração, certificada para professores).
A participação nas iniciativas é livre e gratuita, embora a sessão da tarde de dia oito de Outubro seja sujeita a inscrição obrigatória (Link: https://bit.ly/3VpONuY ), “tendo em conta que se trata de uma sessão de Formação, de curta duração, certificada para professores”, salienta a Câmara Municipal de Santarém.