O Município de Santarém assinalou ontem, dia 6 de Dezembro, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, que se comemora a 9 de Dezembro, com a Sessão “Por Comunidades + Inclusivas”, na Casa do Brasil. A abertura desta iniciativa esteve a cargo de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, que sublinhou “que é muito importante sensibilizar as pessoas para esta questão e que é preciso trabalhar a inclusão”.
O autarca de Santarém lembrou que “é preciso sensibilizar os outros para esta temática. Mas há um mundo lá fora que não está sensibilizado para o fazer. É necessário que os locais de trabalho, as escolas, as infra-estruturas, os produtos, serviços e a informação estejam acessíveis a todas as pessoas ou que, pelo menos, sejam criados instrumentos para melhorar as suas vidas, face às suas necessidades”.
Esta iniciativa, contou também com a participação de Sara Soares, da Associação Salvador, “ que falou de “+ Acesso para Todos por Comunidades mais inclusivas”, de Helena Carona, da Associação Incluir, que fez uma apresentação sobre “Inclusão – passar da teoria à prática” e de Luís Amaral, presidente da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Santarém, que falou dos “50 anos em prol da inclusão”.
Esta sessão, organizada pela Câmara de Santarém e pela Comissão Municipal de Protecção de Pessoas Idosas e ou Dependentes do Município de Santarém, tem como objectivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas associações, as dificuldades sentidas no apoio à população alvo e o trabalho que têm desenvolvido em prol da inclusão.