O Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Santarém (NPISA organizou um fórum na Casa do Brasil, para debater o tema “Desafios Comunitários com as Pessoas em situação de Sem Abrigo – Realidades na Inclusão Ativa”, num evento que juntou vários representantes nacionais no âmbito da acção social.

João Teixeira Leite, Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Henrique Joaquim, Vogal do Instituto da Segurança Social, e Félix Lobel, Delegado de Saúde e Coordenador de Saúde Pública da ACES, integraram o painel da sessão de abertura que teve lugar pelas 10 horas, numa cerimónia com lotação esgotada.

João Teixeira Leite deu as boas vindas a todos os participantes, congratulando o trabalho de equipa na organização do evento e enalteceu “todos quantos se mobilizaram para debater, partilhar e discutir um tema que tem tanta importância para as nossas vidas. A CMS definiu como prioritário, de há uns anos a esta parte, um conjunto de políticas públicas que possam dar resposta às pessoas que têm dificuldades acrescidas. Vivemos momentos de crise na nossa vida coletiva. Sabemos que temos desafios conjuntos, que temos que trabalhar em equipa. Fóruns e iniciativas como esta são necessários para encontrarmos soluções, para responder com eficiência às necessidades que vão sendo encontradas”, sublinhou.

O Vice-presidente da CMS destacou o “NPISA de Santarém pela capacidade, de uma forma discreta mas bastante empenhada, ter feito acontecer ao longo dos últimos meses e nos últimos anos, dar resposta ao que necessitamos para a Comunidade. Quando falamos de política pública e de acção social, tem de haver uma conjugação para fazer face aos desafios desta natureza. A Câmara define como prioritárias todas as respostas que possam existir no âmbito da ação social. Temos do ponto de vista nacional e regional o CLASS é também um exemplo e aquilo que se discute nesse fórum também tem reflexos positivos para este tipo de necessidades e para este tipo de respostas. Sabemos que a crise que estamos a viver no âmbito da habitação, cria dificuldades diretas e concretas na resposta a este tipo de população. Temos desenvolvido nesse âmbito, até pelas competências que a Câmara Municipal recebeu, adjacente a este processo requalificámos já algumas habitações e disponibilizámos à Comunidade cerca de cinco habitações, ao longo dos últimos meses”.

João Teixeira Leite lembrou que “temos como foco, continuar a encontrar soluções por via do arrendamento e por via da reabilitação, para continuarmos a ser um parceiro activo e determinado em ser uma resposta eficaz e eficiente a quem necessita”.

De seguida teve lugar o debate sobre “O desafio da Saúde Mental nas Pessoas em Situação de Sem-Abrigo”, com a participação de José Ornelas, Investigador e Fundador da AEIPS, Teresa Duarte, Presidente AEIPS, e Maria João Moniz, ISPA Instituto Universitário, moderado por Cidália Assunção, do Hospital Distrital de Santarém (HDS).

O segundo painel, abordou o tema: Comportamentos Aditivos – desafios na prevenção e intervenção com Pessoas em Situação de Sem Abrigo”, que contou com a participação de Cristiana Merendeiro, Coordenadora CRESCER, e de Cecília Lázaro, do SICAD, com a moderação de Hélder Trigo, Psicólogo na E.T. de Santarém.

Depois da pausa para almoço, o fórum foi retomado com o terceiro painel que falou sobre “O caminho percorrido e marcos importantes: boas práticas na intervenção com Pessoas em Situação de Sem Abrigo”, numa conversa com Henrique Joaquim, Gestor Executivo da ENIPSSA, e Maria Elisabete Filipe, Chefe da Divisão de Ação Social e Saúde da CMS e Coordenadora do NPISA de Santarém, conduzido por Dário Costa, CVP-CHS/C.

Para falar sobre o tema “Boas Práticas”, vieram até Santarém, Elisa Rodrigues, da CM Oeiras, e Teresa Alves, do SCM Oeiras.

O tema “Housing First” deu seguimento aos trabalhos, com os testemunhos de Renata Fontella, da Gaivotas da Torre (Housing First Cascais), e Pedro Borges do CVP-CHS/C (Housing First Santarém). Tema que contou com um testemunho de uma inquilina do “Housing First Santarém” e que foi abrilhantado com um momento musical.

A sessão de encerramento teve lugar pelas 16h30, com Maria Elisabete Filipe a fazer um balanço sobre os trabalhos do fórum.

De referir que o NPISA de Santarém reúne desde 2010, nomeadamente através da rede social, que presta apoio aos “sem-abrigo”, articulando recursos e respostas no sentido de minimizar as consequências e vulnerabilidades das pessoas que se encontram em condição de sem-abrigo.

O NPISA de Santarém prevê a existência de equipas multidisciplinares interserviços, transporte e espaços de acolhimento, bem como assistência médica, integração profissional e

Leia também...

Festival Celestino Graça vai animar Santarém até 11 de Setembro

O Festival Celestino Graça arrancou na passada terça-feira, 7 de Setembro, e…

Município de Torres Novas promove programa comemorativo no feriado de 10 de Junho

O Município de Torres Novas vai promover no feriado de 10 de…

Santarém recebe a 3ª edição dos “Petiscos & Vinhos do Tejo”

De 16 de junho a 2 de julho, Santarém recebe a 3ª…

Aplicações tecnológicas desenvolvidas por jovens premiadas em Tomar

Uma aplicação para optimizar o serviço e reduzir o tempo de espera…