O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, destacou recentemente a possibilidade de o concelho vir a acolher um Hospital Universitário, um tema levantado pelo investigador Miguel Castanho durante uma sessão do Conselho Geral do Politécnico de Santarém, no dia 2 de Dezembro.

“O Dr. Miguel Castanho é um investigador de reconhecido mérito. Merece o nosso respeito e admiração. Durante a reunião, trouxe para discussão a possibilidade de Santarém ambicionar ter um Hospital Universitário. Apresentou os motivos e lançou o debate”, afirmou João Leite em comunicado. O autarca sublinhou a necessidade de abordar o tema com “assertividade e responsabilidade”, evitando protagonismos individuais e colocando o interesse coletivo em primeiro lugar.

O assunto, que carece de tempo e planeamento para uma eventual materialização, foi apenas um dos pontos discutidos numa jornada de reuniões que marcaram o início do ano. Durante a manhã, João Leite reuniu-se com o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, para abordar um novo projecto que promete reforçar a posição de Santarém no panorama nacional e internacional. Segundo o presidente da câmara, este projecto será divulgado ainda este mês.

Na parte da tarde, o autarca reuniu-se com o Ministro da Educação, Fernando Alexandre, e com o presidente do Politécnico de Santarém, João Moutão, para analisar o estado dos projectos em curso em parceria com aquela instituição de ensino superior. Entre os temas abordados estiveram a criação de uma nova residência para estudantes, o ponto de situação sobre o investimento projectado para a requalificação da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e da Escola EB 2.3 de Alcanede, assim como a avaliação da possibilidade de introduzir ensino universitário na área da saúde no concelho.

João Leite sublinhou ainda a importância de estabelecer uma estratégia de longo prazo para atrair novos investimentos que contribuam para o desenvolvimento económico e social da região. O presidente da câmara destacou a colaboração com o Politécnico de Santarém como um eixo fundamental para o sucesso destes projectos, sublinhando a necessidade de reforçar as ligações entre o poder local e as instituições de ensino superior.

“Estamos focados em produzir resultados efectivos. Santarém merece que assim seja”, afirmou João Leite, reforçando o compromisso com o desenvolvimento da região e com a concretização de projectos estruturantes que possam beneficiar a população. O autarca concluiu destacando que 2025 será um ano de grande importância para a implementação de iniciativas que consolidem Santarém como um polo de desenvolvimento regional e nacional.

Leia também...

ACES Lezíria inicia 1ª fase da vacinação contra a Covid-19 em Santarém

O Agrupamento de Centro de Saúde da Lezíria vai iniciar a primeira…

Visitas aos doentes internados do CHMT com novas regras

As visitas diárias aos doentes internados no Centro Hospitalar do Médio Tejo…

HDS vai investir 30 mil euros em equipamentos no Bloco de Partos

A Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) aprovou o financiamento…

Hospital de Abrantes recebe investimento de 1,3 milhões de euros em equipamento de Ressonância Magnética

O Centro Hospitalar do Médio Tejo anunciou um investimento de cerca de…