O Festival Nacional de Gastronomia abriu hoje as portas para a sua 44.ª edição, na Casa do Campino, em Santarém, com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, e de várias entidades regionais e nacionais. No discurso inaugural, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, destacou a importância do evento como “um dos maiores símbolos da identidade portuguesa” e como motor de crescimento económico e turístico do concelho.

“É uma honra termos connosco um membro do Governo no primeiro dia daquele que é o pai dos festivais gastronómicos. O Festival Nacional de Gastronomia é um orgulho de Santarém e do País”, afirmou o autarca, agradecendo a presença do secretário de Estado e da comitiva da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, bem como de representantes da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), da Assembleia Municipal e de autarcas da região. João Teixeira Leite realçou a “nova roupagem” do festival, que este ano apresenta uma imagem renovada e uma programação alargada. “A Casa do Campino volta a ser o palco maior da gastronomia portuguesa. Durante vários dias, vamos viver aqui momentos culturais e gastronómicos únicos, numa cidade que é e será sempre a capital da gastronomia”, afirmou.

O autarca sublinhou ainda o crescimento turístico de Santarém nos últimos anos, assente numa estratégia que cruza cultura, património e gastronomia. “Se compararmos 2019 com 2024, registámos um crescimento de 30,6 por cento no número de dormidas. Este é um sinal claro de que o concelho está a ser mais procurado e de que o investimento na promoção da nossa identidade tem resultados concretos”, referiu.

Na presença do secretário de Estado, João Teixeira Leite destacou o contributo do sector privado e anunciou novos projectos hoteleiros no concelho. “Temos em construção um novo hotel de quatro estrelas na entrada norte da cidade e outros investidores já manifestaram interesse em instalar unidades de referência em Santarém. Este é o reflexo da confiança no nosso território”, afirmou.

O presidente da Câmara frisou também o impacto económico directo do festival, que “multiplica cada euro investido pela autarquia através do retorno na restauração, hotelaria e comércio local”. “Investir em grandes eventos é investir na economia local. Cada cêntimo aplicado tem um efeito multiplicador que se traduz em mais emprego, mais dinamismo e mais notoriedade para Santarém”, acrescentou.

Na recta final do discurso, João Teixeira Leite deixou uma mensagem de reconhecimento aos restaurantes e empresários da cidade, que considera “os verdadeiros embaixadores gastronómicos de Santarém”. “Se hoje somos a Capital Nacional da Gastronomia, devemos muito à nossa restauração. Temos restaurantes de excelência, jovens empresários dinâmicos e uma geração que sabe receber e valorizar os produtos locais”, sublinhou, antes de concluir com entusiasmo: “Viva o nosso Festival Nacional de Gastronomia e viva Santarém!”.

O evento decorre até 26 de Outubro e conta com mais de uma centena de actividades que incluem showcookings, tertúlias, provas de vinhos e azeites, animação cultural e a presença de chefs e confrarias de todo o País. A edição de 2025 volta a afirmar Santarém como o grande palco dos sabores portugueses.

Leia também...

Prisão preventiva para homem de 33 anos por violência doméstica

Um homem de 33 anos foi detido pela GNR de Santarém, no passado dia 13 de Maio, pelo crime de violência doméstica, no concelho…

Cartaxo celebra 25 de Abril em plataformas digitais

O 46.º aniversário do 25 de Abril vai ser celebrado no Cartaxo com uma sessão solene, trabalhos das crianças sobre liberdade e um espectáculo…

Piscinas Municipais da Chamusca requalificadas

A segunda fase de intervenção do projecto de Requalificação e Beneficiação das Piscinas Municipais da Chamusca vai iniciar-se brevemente. Em nota enviada ao ‘Correio…

NERSANT sensibiliza empresas para importância do marketing digital

É sabido que actualmente há um novo perfil de consumidor, bastante ligado às novas tecnologias de informação e comunicação. Neste sentido, a NERSANT decidiu…