O Município de Santarém acaba de lançar um Guia para uma Gestão Sustentável de Resíduos, um documento que compila informação detalhada acerca desta temática.
O Guia é dirigido, nesta fase, aos autarcas de freguesia, “parceiros fundamentais” da edilidade para uma gestão mais eficiente dos RSU, segundo disse Diogo Gomes, vereador com o pelouro da Higiene e Resíduos Sólidos Urbanos.
Na apresentação do documento, o responsável revelou que, proximamente, serão lançadas campanhas de “literacia ambiental” dirigidas à população em geral, de forma a promover comportamentos ambientalmente mais responsáveis.
Na sua intervenção, Diogo Gomes afirmou que a autarquia vai começar a penalizar quem for detectado a não cumprir com as regras de deposição de resíduos e deixou o apelo à população para que recorra aos serviços camarários sempre que necessita de se desfazer de resíduos de maiores dimensões.
O autarca lembrou ainda o “grande esforço” que o município está a fazer mara tornar mais eficiente todo o sistema de recolha, tendo-se referido, em particular, à parceria com a Hardlevel, que permitiu ao município crescer 300% face a uma recolha de 2.000 quilos de óleos alimentares usados no ano de 2021.
“A solução implementada anteriormente, gerida por uma outra entidade de gestão em alta, não cumpria os requisitos exigidos para garantir um serviço de qualidade na recolha de óleos alimentares usados (OAU)”, referiu Diogo Gomes, vereador da Câmara de Santarém.
*Notícia desenvolvida na Edição impressa de 30 de Setembro