O 148º aniversário da morte de Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, mais conhecido como Marquês de Sá da Bandeira, foi celebrado na manhã deste sábado, 6 de Janeiro, numa homenagem organizada pela Academia Militar em associação com a Câmara Municipal de Santarém.

Participaram na homenagem Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara, Major-General João Carlos Cabral de Almeida Loureiro Magalhães, Comandante da Academia Militar, João Teixeira Leite, Vice-Presidente e Nuno Domingos, Diogo Gomes e Beatriz Martins, Vereadores da CMS, para além dos representantes da Academia Militar e da Guarda Nacional Republicana, tal como Pedro Sá Nogueira, familiar de Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo.

A cerimónia começou com a deposição de uma coroa de flores junto à estátua do Marquês, na Praça de Sá da Bandeira (Largo do Seminário), seguida duma “alocução evocativa da personalidade, vida e obra do militar Marquês de Sá da Bandeira, também fundador da Escola do Exército, antecessora da Academia Militar”.

A cerimónia prosseguiu no Cemitério Municipal de Santarém, onde também foi depositava uma coroa de flores no túmulo do Marquês de Sá da Bandeira.

Leia também...

Fins de tarde inspiram mini-festival de música na vila medieval de Ourém

Oito nomes da música nacional actuam em vários espaços da vila medieval de Ourém, no distrito de Santarém, nos dias 09, 10 e 11…

Nova Casa Mortuária da Ribeira de Santarém pode servir toda a União de Freguesias

A Casa Mortuária da Ribeira de Santarém, situada junta à Igreja de Santa Iria, foi inaugurada esta quarta-feira, dia 12, pelas 18 horas. O…

Santarém com capacidade para acolher 76.000 peregrinos

A Diocese de Santarém tem identificada, até ao momento, uma capacidade de acolhimento de cerca de 76.000 peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude…

Hospital Distrital de Santarém sem profissionais infectados

Há duas semanas que não há registo de profissionais infectados no Hospital Distrital de Santarém (HDS). Num universo de 1700 profissionais já estão vacinados…