A próxima sessão do Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital decorre no dia 13 de Dezembro, a partir das 9h00, na Escola Superior de Saúde de Santarém.

Esta sessão, dedicada ao tema “Saúde”, visa divulgar iniciativas locais e projetos emblemáticos que promovem a capacitação digital em Portugal e que contam com o apoio do INCoDe.2030.

O roteiro tem como principal objectivo contribuir, a nível nacional, para a promoção e capacitação das competências digitais da população portuguesa em toda a sua diversidade. Entre outras actividades, inclui um roadshow que está a percorrer 25 locais no País, focado em temas que vão desde a economia digital, à igualdade de género ou à inovação.

No período da manhã, o evento conta com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém na abertura, seguindo-se uma sessão sobre “Iniciativas INCode.2023”, o Keynote sobre “Terapêuticas digitais. A solução do problema?” e a sessão “Importância das competências digitais na saúde”. Às 14h30, na abertura, vai estar presente Margarida Tavares, Secretária de Estado da Promoção da Saúde, seguindo-se a apresentação das iniciativas locais.

Antes do encerramento da sessão, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e Juntas de Freguesia do Município de Santarém vão assinar um protocolo para a abertura de espaços Balcão SNS24, um serviço que permite renovar as receitas de medicação crónica, marcar consultas no Serviço Nacional de Saúde, consultar resultados de exames ou fazer uma teleconsulta com recurso ao serviço de interpretação da língua gestual portuguesa.

Em paralelo, a partir das 14h30, vão decorrer três workshops presenciais: “Desafios & Boas Práticas de Cibersegurança”, “Eu Sou Digital” e “SNS24”.

O workshop “Desafios & Boas Práticas de Cibersegurança”, dirigido a empresas, organizações e a todos os profissionais que utilizem a internet, tem como objectivo contribuir para uma maior consciencialização e capacitação para os temas da cibersegurança, através da identificação dos principais riscos e ameaças da utilização do ciberespaço no contexto nacional e da partilha de boas práticas e comportamentos seguros na utilização da tecnologia e do digital. Phishing, engenharia social, fraude online, fake news e os princípios para uma actuação ciberresilente são alguns dos temas a abordar.

O “Eu Sou Digital” é um programa de iniciação ao digital, simples e gratuito. Desenvolvido a pensar em adultos com mais de 45 anos, com pouco ou nenhum contacto com a internet, esta formação vai ensinar a fazer pesquisas e navegar na internet, criar uma identidade digital, uma conta pessoal numa rede social e usar o correio electrónico.

Quanto ao workshop “SNS 24”, é dirigido ao cidadão comum e aos profissionais de saúde e tem como objectivo ensinar a usar a App SNS24 e a área pessoal do portal, assim como aceder às principais funcionalidades dos serviços digitais de saúde, como por exemplo, a teleconsulta. Os balcões do SNS24 existentes na área da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os principais serviços prestados aos cidadãos em articulação com as unidades de saúde vão também estar em análise, sem esquecer a Academia SNS.

As inscrições para o evento e para os workshops podem ser feitas em https://bit.ly/3A2VzMF<https://bit.ly/3A2VzMF?fbclid=IwAR3uj-4EHBCqO7vFzQ8MqN0tvtqPRFOYU250p7lbGhNPyv-N_LL8fryULf4>

Leia também...

Maestro Martim Tavares ministra curso breve sobre música e literatura em Torres Novas

Com o mote “O livro aberto da arte”, o maestro Martim Sousa…

Sistema de bicicletas partilhadas de Torres Novas já está em funcionamento

O Município de Torres Novas disponibiliza um sistema de partilha pública de…

PSP encontrou em Coimbra jovem que estava desaparecido em Santarém

Jovem encontra-se bem de saúde e já se encontra com a família.

Exposição celebra “a força gravitacional” da centenária Capelinha das Aparições

Uma exposição no Santuário de Fátima assinala os 100 anos da Capelinha…