A assembleia para a aprovação da Secção da Rede das Freguesias/Aldeias Vinhateiras de Portugal da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), teve lugar quinta-feira, 1 de Dezembro, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.

Uma sessão que serviu ainda para a eleição do Grupo Coordenador da Secção e para a apresentação das iniciativas previstas para 2023.

Nuno Russo, vereador da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o pelouro da Agricultura, deu as boas-vindas aos participantes “a Santarém, à capital do Gótico, capital da Gastronomia, capital da Agricultura, capital da Liberdade, e esperemos nós futura da capital do Vinho. Esta rede das Aldeias/Freguesias Vinhateiras de Portugal é um projecto que pretende contribuir para a afirmação, promoção e valorização das aldeias/freguesias que têm ligação ao vinho, mas também ao azeite e cortiça, com vista à sua dinamização, quer turística como socioeconómica, e cultural, contribuindo para a sua afirmação da sua autenticidade e ruralidade.”.

O autarca afirmou que, “Como não podia deixar de ser, o Município de Santarém, através da sua freguesia de Alcanhões e da União de freguesias Casével e Vaqueiros, irá participar e integrar esta rede com o intuito de atingir os objectivos propostos, e as valências identificadas. Aguardamos assim, com grande expectativa, o arranque e desenvolvimento deste projecto, cujo pontapé de saída é hoje dado aqui e agora em Santarém, tendo em vista a identificação e apresentação de cada aldeia/freguesia, e a realização das reuniões necessárias para definir um plano e programa de trabalhos para a rede”, reiterou.

Segundo José Arruda, Secretário-geral da AMPV, a Rede das Aldeias Vinhateiras de Portugal, com tradição vitivinícola, olivícola e corticeira, conta com cerca de 200 freguesias de 122 municípios na fase inicial e pretende “contribuir para a valorização do património, fomentar o desenvolvimento sustentável e impulsionar o turismo de forma integrada em todo o território nacional”.

Leia também...

Presidente da República lamenta morte de militar paraquedista que deixa “saudade inesquecível”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de uma militar paraquedista ocorrida hoje no concelho da Chamusca, considerando que a…

Incêndio que afecta Mação com 60% da área dominada

O incêndio que deflagrou no sábado em Vila de Rei e que afecta Mação tem 60% da sua área dominada, afirmou hoje o Comandante…

Suspeitos de furtos qualificados constituídos arguidos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou hoje que cinco suspeitos pela alegada prática de furtos qualificados cometidos nos concelhos de Abrantes, distrito de Santarém,…

Santarém recebeu os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (vídeo e galeria de fotos)

A cidade de Santarém recebeu, no passado dia 25 de Junho, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).  A recepção da Cruz Peregrina…