O sucesso da adesão ao “Programa abem: Rede Solidária do Medicamento”, levou o Município de Santarém a renovar o protocolo, que vai permitir estender o apoio a quinhentos munícipes, num investimento de sessenta e sete mil e quinhentos euros.
Os destinatários deste programa são, em geral, beneficiários de prestações sociais de solidariedade e todos os que se deparam com uma situação inesperada de carência económica, decorrente de desemprego involuntário ou de doença incapacitante, entre outras situações de carência.
O Município informa que “foram referenciados 786 beneficiários, correspondendo a 437 famílias. Para o efeito, foram dispensadas aos beneficiários 56,326 mil embalagens, correspondendo a 203.175,91€ de comparticipação abem. Desde o início do protocolo, o contributo solidário do Município corresponde a 182.179,54€”.
O Município de Santarém vai continuar a colaborar na implementação de estratégias de mobilização da sociedade civil, para os objetivos de filantropia e de solidariedade subjacentes ao “Programa abem”, nomeadamente, através da disponibilização da sua capacidade agregadora, de envolvimento e de dinamização da sociedade civil e do tecido empresarial para prossecução de objetivos específicos, bem como através da sua promoção, divulgação e comunicação, a par dum contributo financeiro para a respetiva implementação, aumentando para cento e trinta e cinco euros o valor da comparticipação solidária, por cada beneficiário identificado, registado e validado pelo “Programa abem”, através das suas competências e experiência na referenciação de indivíduos socialmente vulneráveis.