Santarém transformada numa grande exposição para festejar 150 anos da cidade

Os jardins, praças e ruas de Santarém vão servir de cenário para uma exposição com imagens em grande formato, onde se recorda como foram vividos os últimos 150 anos no planalto escalabitano.

A exposição “Urbanidade, 150 anos de Elevação de Santarém a Cidade (1868-2018)” vai ser inaugurada no feriado municipal de 19 de Março, terça-feira, pelas 12h00, no Jardim Portas do Sol, na data em que se assinala o Dia da Cidade. Esta exposição de rua vai manter-se até 24 de Dezembro, terminando no mesmo dia em que a antiga vila ascendeu à categoria de cidade, no distante ano de 1868.

Concebida pelos técnicos do Município de Santarém, Luís Mata e Carlos Amado, a exposição viaja através da história da cidade e vai mostrar ao público fatos e dados curiosos que vão revelar aspectos menos conhecidos da evolução da cidade.
Esta mostra vai ser totalmente montada em espaços no exterior e é composta por várias estruturas de metal onde serão aplicadas cerca de 70 telas com imagens que recuam até ao passado da urbe.

Com esta exposição, Santarém transforma-se assim numa grande galeria com fotos e textos distribuídos por seis espaços públicos da cidade: Rua Serpa Pinto, nas praças Visconde Serra do Pilar e Marquês Sá da Bandeira e nos jardins Portas do Sol, da República e da Liberdade.

No seu conjunto, as telas apresentam imagens antigas que testemunham alguns dos momentos mais importantes que a cidade atravessou ao longo do último século, o período de tempo que a exposição retrata, e que vão ficar em exposição até ao dia da véspera de Natal.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS