O Santuário de Fátima desafiou os peregrinos a acenderem uma vela nas janelas das suas casas na noite de terça-feira, a partir das 21h30, no começo de uma peregrinação sem peregrinos devido à covid-19.

“Não podemos contar com a vossa presença física, mas gostaríamos de poder contar convosco. Porque não se peregrina só com os pés, mas também com o coração, propomos-vos que façais connosco uma peregrinação pelo coração, em que o caminho não é físico, mas interior”, afirmou o reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas, citado numa nota de imprensa publicada hoje.

Nessa nota, o Santuário desafia todos os peregrinos a acenderem uma vela na noite de terça-feira, no momento em que começam as celebrações de uma peregrinação “atípica”, “repetindo assim um dos gestos mais icónicos de Fátima”.

Pela primeira vez na sua história, o Santuário de Fátima vai celebrar os dias 12 e 13 de Maio sem peregrinos nos seus espaços, na sequência das decisões sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde face à pandemia da covid-19.

“Este é um momento doloroso: o Santuário existe para acolher os peregrinos e não o podermos fazer é motivo de grande tristeza; mas esta decisão é igualmente um ato de responsabilidade para com os peregrinos, defendendo a sua saúde e o seu bem-estar”, afirmou o reitor, reiterando o apelo aos peregrinos para que fiquem em casa e evitem deslocações até ao Santuário, que estará com os seus acessos fechados.

A peregrinação de maio vai começar na terça-feira, às 21h30, a partir da Capelinha das Aparições, com transmissão em www.fatima.pt, assim como no canal de Youtube e na página de Facebook do Santuário.

As celebrações vão decorrer no Recinto de Oração, apenas com a presença de pessoas directamente implicadas nos diferentes momentos da peregrinação.

A 12, após a oração do rosário, seguir-se-á a Procissão de Velas, desta feita num trajecto mais curto.

No dia 13, a oração do rosário começa às 09h00, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a celebração da missa, presidida pelo cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, terminando as celebrações com a Procissão do Adeus.

Leia também...

Câmara de Santarém baixa IMI e derrama para empresas em 2020

A Câmara de Santarém aprovou esta segunda-feira, 18 de Novembro, um abaixamento das taxas municipais de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) e de derrama…

Ambientalistas discordam da estratégia para as Questões Significativas da Água

O proTEJO – Movimento pelo Tejo, manifestou-se contra a estratégia enunciada no documento das Questões Significativas da Água (QSiGA) 2022-2027 por considerar que se…

Denúncia por maus-tratos animais dá origem a detenção de mulher por cultivo de cannabis

Uma mulher, de 49 anos de idade, foi detida no passado dia 23 de Julho, por cultivo de estupefacientes, no concelho de Tomar. Segundo…

Homem de 30 anos detido por tráfico de droga

Um homem, de 30 anos de idade, foi detido esta sexta-feira, 17 de Julho, pela Polícia de Segurança Pública por ser suspeito do crime…