O Santuário de Fátima desafiou os peregrinos a acenderem uma vela nas janelas das suas casas na noite de terça-feira, a partir das 21h30, no começo de uma peregrinação sem peregrinos devido à covid-19.

“Não podemos contar com a vossa presença física, mas gostaríamos de poder contar convosco. Porque não se peregrina só com os pés, mas também com o coração, propomos-vos que façais connosco uma peregrinação pelo coração, em que o caminho não é físico, mas interior”, afirmou o reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas, citado numa nota de imprensa publicada hoje.

Nessa nota, o Santuário desafia todos os peregrinos a acenderem uma vela na noite de terça-feira, no momento em que começam as celebrações de uma peregrinação “atípica”, “repetindo assim um dos gestos mais icónicos de Fátima”.

Pela primeira vez na sua história, o Santuário de Fátima vai celebrar os dias 12 e 13 de Maio sem peregrinos nos seus espaços, na sequência das decisões sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde face à pandemia da covid-19.

“Este é um momento doloroso: o Santuário existe para acolher os peregrinos e não o podermos fazer é motivo de grande tristeza; mas esta decisão é igualmente um ato de responsabilidade para com os peregrinos, defendendo a sua saúde e o seu bem-estar”, afirmou o reitor, reiterando o apelo aos peregrinos para que fiquem em casa e evitem deslocações até ao Santuário, que estará com os seus acessos fechados.

A peregrinação de maio vai começar na terça-feira, às 21h30, a partir da Capelinha das Aparições, com transmissão em www.fatima.pt, assim como no canal de Youtube e na página de Facebook do Santuário.

As celebrações vão decorrer no Recinto de Oração, apenas com a presença de pessoas directamente implicadas nos diferentes momentos da peregrinação.

A 12, após a oração do rosário, seguir-se-á a Procissão de Velas, desta feita num trajecto mais curto.

No dia 13, a oração do rosário começa às 09h00, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a celebração da missa, presidida pelo cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, terminando as celebrações com a Procissão do Adeus.

Leia também...

Mercados diários de Almeirim e Benavente mantêm-se abertos

O mercado diário de Almeirim mantém-se em funcionamento, com a obrigação de cumprimento das medidas de distanciamento social. Pedro Ribeiro, presidente do Município, realçou…

NERSANT Business: Principal vantagem é o networking empresarial com dezenas de mercados no mesmo espaço

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém está em Tomar a organizar o NERSANT Business, um dos maiores encontros internacionais de negócios…

PCP questiona Governo sobre maus cheiros e poluição atmosférica em Alcanena

O PCP questionou o Governo sobre as medidas que vão ser tomadas para pôr cobro aos maus cheiros intensos e poluição atmosférica que está…

Bombeiros de Alpiarça alteram turno para 12 horas

Os Bombeiros Municipais de Alpiarça decidiram alterar o horário de trabalho de oito para 12 horas por turno, de forma a ajustar a capacidade…