A congregação “As Criaditas dos Pobres”, criada em Coimbra em 1924, vai ser a destinatária das receitas dos peditórios das missas da quadra do Natal e Ano Novo no Santuário de Fátima.

“As Criaditas dos Pobres” têm como carisma o serviço aos mais pobres, tendo, no seu início, fundado um jardim de infância destinado a acolher as crianças desfavorecidas que não tinham onde ficar, para as mães poderem trabalhar.

“Criada também pelas Criaditas em 1933, foi a Cozinha Económica, que funciona até hoje, e que continua a servir os mais desfavorecidos com refeições completas, por um preço simbólico. Neste momento são servidas anualmente mais de 100 mil refeições. Actualmente esta obra social conta com 22 irmãs”, refere o Santuário de Fátima.

Segundo o Santuário, os destaques do programa de celebrações naquele período vão para as missas de dia 24, às 23:00, de dia 25, às 11:00, bem como de dia 26, também às 11:00, todas na Basílica da Santíssima Trindade.

No dia 31 de Dezembro, haverá missa de Ação de Graças, na Basílica da Santíssima Trindade pelas 22:00, seguindo-se a oração do terço na Capelinha das Aparições.  Pelas 00:00, haverá um gesto pela paz e o toque do carrilhão, sendo os peregrinos convidados a fazer a consagração do novo ano.

No dia 01 de Janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, será celebrada a habitual missa pelas 11:00 na Basílica da Santíssima Trindade, onde também será celebrada missa às 15:00, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, seguida de Procissão Eucarística.

O Santuário de Fátima sublinha que, “à semelhança do que aconteceu em 2020, a osculação do Menino, é substituída por um gesto com uma vénia devido à situação de pandemia por covid-19”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…