O Santuário de Fátima anunciou que vai manter as missas de manhã nos próximos dois fins-de-semana e nos feriados de 1 e 8 de Dezembro, e que a abertura do novo ano pastoral decorrerá ‘online’.

Numa informação disponibilizada no seu ‘site’, a instituição informa que as regras do estado de emergência no concelho de Ourém, um dos 80 em nível de risco muito elevado devido à pandemia de covid-19, obrigam o santuário “a reformular o programa celebrativo e de actividades com presença de peregrinos”.

Assim, a sessão de abertura do novo ano litúrgico e pastoral, agendada para o Centro Pastoral de Paulo VI, no sábado, “será feita apenas através dos meios de comunicação digitais do santuário em www.fatima.pt”, a partir das 17:00 desse dia, com a participação do reitor, padre Carlos Cabecinhas.

“A impossibilidade de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório, decretados para Fátima, ao abrigo do novo decreto do estado de emergência, impossibilitam a presença de peregrinos neste evento”, salienta o santuário.

Também no sábado, os voluntários do santuário “não poderão fazer o seu compromisso anual, dado que a missa das 18:30, na Basílica da Santíssima Trindade, fica cancelada”, adianta.

A instituição acrescenta que nos fins-de-semana de 28 e 29 de Novembro e 5 e 6 Dezembro, assim como nos feriados de 1 e 8 de Dezembro, “do programa oficial o santuário apenas manterá as celebrações das missas de manhã”, às 07:30, 09:00 e 11:00, todas na Basílica da Santíssima Trindade.

“Mantém-se a oração do terço, na Capelinha, com transmissão pelos meios de comunicação social e digital, às 18:30 e 21:30, mas sem a participação de peregrinos”, refere o santuário, explicando que também a missa das 11:00 “terá sempre transmissão em directo pelos meios de comunicação social e digital, nomeadamente no Youtube e Facebook do Santuário, TV e Rádio Canção Nova, Sapo Online e Meo Kanal na posição 707070”.

O santuário informa ainda que “o ano pastoral inicia um novo triénio pastoral, de 2020 a 2023, subordinado ao tema ‘Como Maria, portadores da alegria e do amor’, inspirado nas temáticas propostas pelo Santo Padre e que tem como horizonte a Jornada Mundial da Juventude de 2023, em Lisboa”.

Segundo o santuário, os conteúdos temáticos do novo ano pastoral, sob o tema “Louvai o Senhor, que levanta os fracos”, “serão centrados na mensagem de Fátima e naquilo que ela pode oferecer à experiência da fragilidade humana”.

No âmbito deste novo ano pastoral, no dia 2 de Dezembro abre a exposição temporária “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”.

O Governo anunciou no sábado as medidas de contenção da pandemia da covid-19 para o novo período de estado de emergência, que vigorará entre as 00:00 de terça-feira, 24 de Novembro, e as 23:59 de 8 de Dezembro.

O recolher obrigatório continuará a vigorar nos concelhos com maior risco de transmissão do novo coronavírus entre as 23:00 e as 05:00 nos dias úteis e entre as 13:00 e as 05:00 nos fins de semana e nos feriados de 1 e 8 de Dezembro.

A medida abrangerá agora 127 concelhos do continente classificados como de risco “extremamente elevado” (por terem mais de 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 15 dias) e “muito elevado” (entre 480 e 960 casos de covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 15 dias).

Leia também...

PSP de Santarém apreende armas a suspeito de violência doméstica

A Polícia de Segurança Pública apreendeu armas e munições a um homem…

Alpiarça com orçamento de 10 milhões de euros para 2020

A Assembleia Municipal de Alpiarça vota esta sexta-feira o orçamento do município…

Mulher em estado grave após queda de um terceiro andar em Santarém

Um mulher com cerca de 40 anos ficou com ferimentos considerados graves…

Abertas as inscrições para o programa “Crescer na Cidade” no Entroncamento

Estão abertas as inscrições para o programa “Crescer na Cidade” em período…