A Schola Cantorum e o Conservatório de Música vão realizar na Igreja Catedral de Santarém, no próximo sábado, 29 de Janeiro, pelas 17h30, o Festival de Leituras e Canções de Natal que replica, anualmente, a célebre tradição anglicana do Festival of Nine Lessons and Carols.

Remontando à véspera de Natal de 1880, na catedral anglicana de Truro, no Reino Unido, este tipo de concerto tornou-se mundialmente conhecido a partir de 1928, quando a BBC passou a transmitir, via rádio, as récitas a partir da capela do King’s College, Cambridge. Em Portugal, desde há uma década, a Catedral de Santarém tem sido o mais eminente representante desta célebre tradição.

Na apresentação do evento, esta manhã, David Paccetti Correia, director artístico da Schola Cantorum, explicou ao ‘Correio do Ribatejo’ que o Festival esteve inicialmente agendado para o dia 8 de Janeiro, mas foi adiado devido ás medidas de contenção da Covid-19 que impediram os alunos de frequentarem qualquer actividade presencial, retomadas apenas a 10 de Janeiro.

“Celebrar o Natal é sempre um bom motivo” em qualquer data, frisou.

O Festival de Leituras e Canções contará com as participações de alunos do Coro do Conservatório e de Música Sacra da Schola Cantorum, cantores adultos (profissionais), David Paccetti Correia no órgão, a maestrina da Schola Cantorum da Catedral de Santarém, Maria do Rosário Correia, e ainda seis leitoras e seis leitores que vão intercalar as Canções de Natal e representam a comunidade de Santarém, que os organizadores do Festival pretendem ver envolvida nesta iniciativa, entre elas, a presidente do Conservatório, Maria Beatriz Martinho.

“Trata-se de manter viva a parceria existente com a Paróquia do Divino Salvador – Sé que permite a realização de concertos anuais e a presença noutros eventos”, afirmou ao ‘Correio do Ribatejo’ Beatriz Martinho.

Do repertório musical escolhido para esta edição do Festival destacamos “Veni, veni, Emmanuel” de Christoph Dalitz, ”Rorate cæli” e “Ave Maria” Op. 176 de Josef Rheinberger, “Riu, riu, chiu” de Mateo Flecha, e “Adeste Fideles” numa versão de David Willcocks.

O Festival tem entrada livre, limitada à lotação da sala que respeitará as regras sanitárias em vigor devido à Covid-19.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…