A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) pediu hoje aos peregrinos e condutores que se deslocam ao Santuário de Fátima para tomarem os cuidados necessários para uma peregrinação segura.

Atendendo à aproximação da peregrinação de 12 e 13 de maio, a ANSR lançou uma campanha que tem início na quinta-feira e que pretende “salientar os cuidados de segurança a ter pelos peregrinos e condutores na estrada, para que a coexistência seja segura e todos cheguem ao seu destino em segurança”.

A campanha prevê “ações de sensibilização, realizadas em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, através da distribuição de folheto informativo, contendo o elenco de comportamentos e precauções a ter durante esse período”, explicou, em comunicado.

Aos peregrinos, a ANSR aconselha que estabeleçam contacto visual com os condutores, caminhando em fila única “de frente para os veículos, no sentido contrário ao trânsito”, e utilizem sempre o colete retrorrefletor, reforçando a visibilidade à noite com lanternas.

Atravessar a estrada nas passagens de peões (ou, quando tal não for possível, num local com boa visibilidade), evitar o uso de telemóveis e auscultadores, estar atento às entradas e saídas de viaturas de edifícios e evitar o consumo de álcool ou drogas são outros conselhos deixados aos peregrinos.

No que respeita aos condutores, a ANSR pediu-lhes que redobrem a atenção na estrada, abrandem e respeitem a distância de segurança dos peregrinos, moderem a velocidade e liguem os médios da viatura.

Esta campanha será divulgada nos meios digitais da ANSR, através de várias mensagens de alerta ao longo da iniciativa.

Na semana passada, a Infraestruturas de Portugal também anunciou medidas de proteção e apoio aos peregrinos de Fátima, com ações de sensibilização e com condicionamentos de trânsito no Itinerário Complementar 2.

A peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima vai ser presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler, arcebispo metropolita de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do Conselho Episcopal Latino-Americano.

Esta é a primeira grande peregrinação do ano ao maior templo mariano do país e ocorre três semanas após a morte do Papa Francisco, que esteve no santuário em 2017 (centenário dos acontecimentos na Cova da Iria e canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto) e em 2023 (no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa).

Leia também...

Detido homem que tentou matar outro no exterior de um bar em Fátima

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na madrugada de sábado, dia 25 de Novembro, um suspeito de tentar matar um homem, com recurso a uma…

GNR apreende 295 quilos de pinhas

A GNR apreendeu, em Coruche, 295 quilos de pinhas mansas e identificou três homens entre os 17 e 31 anos, suspeitos do furto desta…

Colisão entre motociclo e ligeiro de passageiros provoca um ferido grave na EN 118

Um ferido grave é o resultado de uma colisão entre um motociclo e uma viatura ligeira de passageiros na manhã desta segunda-feira, 4 de…

Rastreio visual e auditivo a crianças do concelho de Tomar que vão ingressar no 1.º ciclo

Os estabelecimentos educativos do concelho de Tomar receberam rastreios visuais e auditivos. Uma iniciativa destinada a todas as crianças que frequentam o último ano…