A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) pediu hoje aos peregrinos e condutores que se deslocam ao Santuário de Fátima para tomarem os cuidados necessários para uma peregrinação segura.

Atendendo à aproximação da peregrinação de 12 e 13 de maio, a ANSR lançou uma campanha que tem início na quinta-feira e que pretende “salientar os cuidados de segurança a ter pelos peregrinos e condutores na estrada, para que a coexistência seja segura e todos cheguem ao seu destino em segurança”.

A campanha prevê “ações de sensibilização, realizadas em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, através da distribuição de folheto informativo, contendo o elenco de comportamentos e precauções a ter durante esse período”, explicou, em comunicado.

Aos peregrinos, a ANSR aconselha que estabeleçam contacto visual com os condutores, caminhando em fila única “de frente para os veículos, no sentido contrário ao trânsito”, e utilizem sempre o colete retrorrefletor, reforçando a visibilidade à noite com lanternas.

Atravessar a estrada nas passagens de peões (ou, quando tal não for possível, num local com boa visibilidade), evitar o uso de telemóveis e auscultadores, estar atento às entradas e saídas de viaturas de edifícios e evitar o consumo de álcool ou drogas são outros conselhos deixados aos peregrinos.

No que respeita aos condutores, a ANSR pediu-lhes que redobrem a atenção na estrada, abrandem e respeitem a distância de segurança dos peregrinos, moderem a velocidade e liguem os médios da viatura.

Esta campanha será divulgada nos meios digitais da ANSR, através de várias mensagens de alerta ao longo da iniciativa.

Na semana passada, a Infraestruturas de Portugal também anunciou medidas de proteção e apoio aos peregrinos de Fátima, com ações de sensibilização e com condicionamentos de trânsito no Itinerário Complementar 2.

A peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima vai ser presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler, arcebispo metropolita de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do Conselho Episcopal Latino-Americano.

Esta é a primeira grande peregrinação do ano ao maior templo mariano do país e ocorre três semanas após a morte do Papa Francisco, que esteve no santuário em 2017 (centenário dos acontecimentos na Cova da Iria e canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto) e em 2023 (no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

LabMóvel está de volta ao Cartaxo para receber toda a comunidade

O autocarro pedagógico LabMóvel, que em tempo de aulas visita as escolas,…
Foto ilustrativa

Homem detido por tentativa de homicídio em Vila Nova da Barquinha

Um homem ficou em prisão preventiva por alegadamente ter tentado matar, na…
Foto de Arquivo

Parque Natural das Serras D’Aire e Candeeiros integra Rede de Guardiãs da Natureza

 O Parque Natural das Serras D’Aire e Candeeiros vai  a integrar a…

Câmara de Santarém reforça protocolo com ASPA

A Câmara de Santarém reforçou ontem, dia 11 de Maio, o protocolo…