Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

Seis urgências de Ginecologia e Obstetrícia e de Pediatria vão estar encerradas no sábado, enquanto no domingo sobem para sete, segundo as escalas de Urgências publicadas no Portal do Serviço Nacional de Saúde.

No fim de semana vão estar fechados os serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) e do Hospital de Santo André, em Leiria.

O Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, terá encerrado às utentes no fim de semana o serviço de urgência de Obstetrícia, assim como o Hospital Distrital de Santarém, que no domingo fechará também a urgência de Ginecologia.

Segundo as escalas atualizadas pelos hospitais, o Hospital São Bernardo, em Setúbal, vai ter a urgência de Ginecologia e Obstetrícia referenciada no fim de semana, recebendo apenas casos encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O Hospital de Braga terá a urgência de Ginecologia e Obstetrícia referenciada no fim de semana, entre as 08:00 e as 24:00, para casos de urgência internos ou referenciados pelo INEM ou pela linha SNS 24.

Também vão estar fechadas durante o fim de semana as urgências pediátricas do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e do Hospital de Vila franca de Xira.

A urgência pediátrica do Hospital Amadora-Sintra vai estar referenciada entre as 00:00 e as 08:00 e entre as 20:00 e a meia-noite, recebendo apenas casos de urgência internos ou referenciados pelo INEM ou pela linha SNS 24.

No total, no sábado, estarão abertas 130 urgências, 31 estarão abertas no âmbito do projeto-piloto que obriga as utentes a ligarem para a Linha SNS 24 antes de se dirigirem ao hospital, duas vão estar referenciada e seis fechadas.

No domingo, as escalas preveem a abertura de 129 urgências, 31 vão estar abertas no âmbito do projeto-piloto, três vão estar referenciadas e sete fechadas.

No portal do Serviço Nacional de Saúde é feito o apelo aos utentes para que contactem a linha SNS 24 (800 24 24 24) antes de se dirigirem às urgências.

Leia também...

Hospital de Vila Franca de Xira investe cinco milhões de euros em eficiência energética

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) vai investir cinco milhões…

Alcanena adere ao Programa “Vacinação SNS Local”

Foi aprovada, por unanimidade, na Reunião de Câmara realizada a 19 de…

17 trabalhadores da AQUANENA testam positivo à Covid-19

17 trabalhadores da AQUANENA, Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena,…

Recolha de sangue no dia 25 de Julho no Quartel dos Bombeiros de Pernes

O Grupo de Dadores de Sangue dos Bombeiros Voluntários de Pernes vai…